Da Redação – Como parte das ações do Outubro Rosa, a Real Food Alimentação, especializada no fornecimento de alimentação empresarial e líder nacional no segmento de alimentação transportada, fará um almoço especial para seus colaboradores na próxima sexta-feira (28 de outubro) com alimentos que previnem vários tipos de câncer, inclusive o de mama.
“Queremos mostrar aos nossos funcionários que é possível combater várias doenças por meio de uma alimentação saudável e acessível a todos”, explica a nutricionista Palmira Morais. O cardápio envolverá filé de peixe ao molho de limão; espinafre ao alho; salada de tomate, lentilha e champignon; arroz com cenoura e vagem; maçã e suco de frutas vermelhas.
A nutricionista explica que esse almoço especial faz parte de uma série de ações preventivas e educativas que a empresa desenvolve ao longo do ano, voltadas à saúde de seus funcionários. Na segunda-feira (31) às 15h30, as colaboradoras também assistirão à palestra Prevenção do câncer de mama / diagnóstico precoce, com Vera Emília Teruel – presidente da Associação Viva Melhor – Mulheres Mastectomizadas.
Alimentos e suas propriedades, de acordo com o portal www.criasaude.com.br
Peixes ricos em ômega-3 e ômega-6, como sardinha, salmão, truta, bacalhau e outros peixes de águas frias, são ricas em ácidos graxos essenciais, os chamados ômega-3 e ômega-6. Esses componentes reduzem o mau colesterol (LDL) e elevam a taxa do colesterol bom (HDL), além de reduzirem também os triglicerídeos. O colesterol elevado é fator de risco para desenvolvimento do câncer de mama, além de causar outras doenças do sistema cardiovascular.
Lentilha: Os Cereais integrais como a aveia, linhaça, chia e quinoa, são também ricos em ácidos graxos poli-insaturados que reduzem o LDL. Além disso, esses alimentos são excelente fonte de fibras que reduzem a absorção de gordura, ajudam a eliminar toxinas e melhoram o trânsito intestinal. O acúmulo de toxinas e radicais livres no corpo é um dos fatores associados ao dano celular que leva ao desenvolvimento do câncer.
Tomate: Um estudo americano publicado no início de 2014 mostrou que a adoção de uma dieta rica em tomates, com o consumo de pelo menos 25 mg por dia de licopeno (uma substância presente no tomate), por mulheres na pós-menopausa reduz o risco de câncer de mama, devido ao aumento da concentração de adiponectina. Este hormônio está associado com a diminuição do risco de câncer de mama, de acordo com estudos anteriores. O estudo americano foi realizado pelo The Ohio State University Comprehensive Cancer Center, nos Estados Unidos, e analisou 70 mulheres na pós-menopausa. Todas elas apresentavam um risco de câncer de mama, como casos de câncer na família ou obesidade.
Maçã: Por ser rica em taninos e flavonoides, que são fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios, a maçã ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama.
Ovo: é rico em colina, que é associado a 24% de redução de câncer de mama de acordo com um estudo feito em mais de 3000 mulheres. A colina também pode ser encontrada em peixes, frango, carnes, trigo e no brócolis.
Frutas vermelhas como morango, amora, mirtilo (blueberry) e framboesa são excelente fonte de antioxidantes que eliminam os radicais livres do organismo. O acúmulo de radicais livres causa danos ao DNA das células, levando a mutações que provocam o câncer. O consumo diário de frutas vermelhas é recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
Cenoura é rica em beta-caroteno e precursores da vitamina A, esses nutrientes agem como antioxidantes e protegem o DNA da célula contra lesões que causam o câncer.
Brócolis é um vegetal rico em sulforafano, componente que elimina carcinógenos do organismo. Além de prevenir o câncer de mama, o brócolis também é indicado na prevenção de diversos outros cânceres.
Fundada há 44 anos e localizada na avenida Pereira Barreto, 1400, na cidade de Santo André, no ABC Paulista, a Real Food Alimentação possui filiais em Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS).
Nenhum comentário on "Real Food prepara almoço para colaboradores com alimentos que previnem o câncer"