Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada.
Arquimedes.
Proposta do Plano Regional de Resíduos Sólidos será apresentada aos prefeitos
O documento síntese e o resultado das audiências públicas para a discussão do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC (PGIRS ABC), realizadas nesta semana nas sete cidades, serão apresentados aos prefeitos nesta segunda-feira (2), a partir das 9h, durante a 74ª Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O objetivo do Plano é o planejamento de soluções integradas para a gestão dos resíduos sólidos na região, com programas regionais sobre ampliação da coleta seletiva, destinação dos resíduos domiciliares e da construção civil e ações de educação ambiental. Entre os objetivos da iniciativa está a melhoria da cadeia de reciclagem no ABC, com uma maior oferta de materiais recicláveis, buscando reinseri-los diretamente no ciclo de produção. Os prefeitos também vão analisar a evolução dos casos de gripe Influenza A causada pelo vírus H1N1 na região, monitorada pela Sala de Situação Regional criada pelo Consórcio, com coordenação do Grupo de Trabalho (GT) Saúde da entidade. Ainda dentro da área de saúde, serão avaliados os preparativos do novo ato “ABC contra o Aedes”, marcado para o primeiro sábado de maio (7), na área de divisa entre as cidades de Diadema, São Bernardo do Campo e São Paulo. A pauta da assembleia inclui o início das audiências públicas municipais para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo, marcado para quinta-feira (5 de maio), em Santo André. Também será apresentada a programação do “Seminário sobre Desenvolvimento e Governança Regional: Diagnósticos e Perspectivas a partir da RMSP”, em 8 e 9 de junho, no Campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC). Outro tema da reunião será a apresentação do GT Defesa Civil sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) 2015-2016 do Grande ABC, concluído em 15 de abril. Os prefeitos vão receber ainda o relatório de atividades do Programa Casa Abrigo Regional em 2015, com o balanço dos serviços prestados pelas casas na proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
Frase:
Esse tipo de ação, protagonizada por movimentos com ligações com o governo Dilma e com o PT, busca criar um clima de intimidação e constrangimento em função da iminente aprovação do impeachment no Senado e consequente afastamento da presidente. Isso é inadmissível. É preciso resguardar os direitos daqueles que estão sendo prejudicados com esse tipo de ação
Antonio Imbassahy, deputado federal (BA) e líder do PSDB na Câmara, que pediu ao Ministério da Justiça a abertura de inquérito para apurar bloqueios de rodovias por grupos contrários ao impeachment
Frase:
A ideia era de ampliar o debate, tomando o devido cuidado com as demandas da cidade. Foi uma grande oportunidade para que os profissionais da Educação tratassem o tema com qualidade e atenção. Os importantes debates que tivemos serão documentados e posteriormente aplicados de acordo com as necessidades
Pio Mielo, vereador pelo PMDB de São Caetano, ao comentar a realização do Seminário Todos pela Educação, que nasceu a partir de uma sugestão sua à Universidade de São Caetano do Sul (USCS)
Vereador Pio Mielo comemora a realização do evento Todos Pela Educação em SCS
O vereador Pio Mielo (PMDB) celebrou a realização do primeiro evento Todos Pela Educação, organizado pela USCS em parceria com a Prefeitura Municipal de São Caetano, na última semana. O acontecimento marcou a celebração da cidade no Dia Nacional de Educação. Eleito duas vezes consecutivas como o vereador mais atuante de São Caetano (2013 e 2014) pelo Movimento Voto Consciente, o parlamentar é autor da indicação que sugeriu à USCS a realização do debate. Pio Mielo foi convidado a abrir o evento ao lado do prefeito Paulo Pinheiro, do reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, e da secretária de Educação, Ivone Braido Voltarelli. “Nosso mandato visa a construção de uma educação de mais qualidade. Esse evento simboliza uma ponte concreta entre SEEDUC e USCS”, discursou o vereador. Na parte da tarde, o vereador participou da mesa de debates, com grupos formados para discussão de propostas, divididos em quatro blocos: Gestão Democrática e Qualidade Social, Tecnologia, Sustentabilidade e Felicidade. Pio Mielo também tem levado inúmeras sugestões que visam contribuir com a universalização da educação como a extensão do programa de bolsa de estudos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), para estudantes da pós-graduação; e a ampliação de bolsas de estudos no Instituto Mauá de Tecnologia.
BATE-PAPO PROVIDENCIAL 1
- Conhecido por ser um administrador que não fica preso dentro do gabinete, o prefeito Paulo Pinheiro, de São Caetano, esteve neste final de semana em três encontros com moradores debatendo questões com a população. Pinheiro esteve na sexta-feira (29) no Bairro Barcelona, na noite de sábado (30/04) no Bairro São José, e na tarde de domingo (1º/05) no Bairro Santo Antonio. Acompanhado da primeira-dama Graça Pinheiro e do corregedor municipal Sérgio Pardal, o prefeito debateu com jovens em uma residência na Alameda Cassaquera na sexta-feira. Durante a reunião, assuntos como Saúde, Educação, e oportunidades de trabalho para a juventude, foram pauta. “Nosso governo tem um amplo cuidado com os jovens. Desde o primeiro emprego, com o Jovem em Ação, passando por atividades culturais, bolsa de estudo em faculdades, entre outros”, destacou. No sábado, foi a vez de Paulo Pinheiro conversar com dezenas de moradores da Rua Humberto de Campos e entorno, no São José. Mesmo com o adiantado da hora, e o clima frio do outono, o encontro foi muito produtivo e com boa participação da população em discussões visando o bem-estar do cidadão e otimização dos serviços municipais.
BATE-PAPO PROVIDENCIAL 2
- Em uma residência da Rua Olavo Bilac, no Bairro Santo Antonio, na tarde de domingo, o chefe do Executivo, acompanhado da ex-vereadora Sueli Nogueira, esteve num papo gostoso com os cidadãos acompanhado de um cafezinho para espantar o frio vespertino típico da estação. “Sueli Nogueira é uma pessoa que foi vereadora na Câmara ao meu lado e que trabalha e muito pela Saúde. Conheço sua competência, e tenho ela comigo na Administração pois sei o quanto agrega na minha equipe”, afirmou Pinheiro, que além dessa temática conversou sobre a verticalização desenfreada desenvolvida na cidade pelo seu antecessor, e as estratégias que a Administração utilizou para parar com o descalabro. Na Educação, Paulo Pinheiro explanou sobre a novíssima escola municipal infantil que está sendo construída na Avenida Presidente Kennedy, e que será entregue em breve pela Prefeitura.
PLANEJAMENTO FAMILIAR
- Nesta terça-feira (3), às 8h30 e às 15h30, a Real Food Alimentação, especializada no fornecimento de alimentação empresarial, promoverá uma palestra sobre planejamento financeiro familiar para todos os colaboradores das áreas operacional e administrativa. O evento será conduzido pelo gerente administrativo e financeiro da Real Food, Wellington Pedersolli. Por meio de uma linguagem simples, a palestra terá como principal finalidade fazer com que os colaboradores conheçam as causas da falta de um controle de suas finanças. “Para isso, serão introduzidos conceitos de planejamento financeiro, ferramentas de controle e a importância de poupar, além das opções de investimentos mais viáveis para o momento”, explica Pedersolli.
POUPATEMPO MAUÁ
- Na sexta-feira, primeiro dia de atendimento, o Poupatempo Mauá registrou das 8h às 17h um total de 781 atendimentos à população. O posto funcionará nas próximas semanas em regime de pré-operação, para ajustes de sistemas. Diversos serviços já estão sendo prestados normalmente, mas o período inicial serve para testar todos os equipamentos e processos de atendimento para garantir o ‘padrão Poupatempo’, reconhecido pela população do Estado de São Paulo. A inauguração oficial deve ser confirmada brevemente, de acordo com a agenda do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
PPQ de Ribeirão Pires facilita aos moradores o pagamento de impostos atrasados
O Programa de Parcelamento e Quitação de Débitos 2016 (PPQ) está aberto pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires. Os interessados têm até 15 de junho de 2016 para quitar ou parcelar os débitos de impostos e outras dívidas, ajuizados ou não. Com a medida, a Administração quer elevar a receita em R$ 4,5 milhões. A negociação é ampla: podem ser negociados os débitos dos tributos municipais (ISS, IPTU, Taxas e Contribuições) e ainda outras dívidas não-tributárias como multas oriundas de autos de infração, preços públicos, com exceção das multas de trânsito. O PPQ 2016 permite a todos os contribuintes, pessoas físicas ou jurídicas, que possuem dívidas com a Prefeitura constituídas até 31 de dezembro de 2015, colocar as contas em dia. Prevê descontos que podem chegar até 100% de multas e juros, dependendo da opção do contribuinte. O contribuinte que optar pelo pagamento à vista ou em seis vezes terá desconto de 100% de juros e multas. Se o contribuinte preferir parcelar débitos poderá fazê-lo de 7 a 12 vezes com desconto de 70% de juros e 100% de multa ou ainda poderá optar de 13 a 48 parcelas com desconto de 50% de juros e 100% de multa. Débitos acima de R$ 100.000,00 poderão ser parcelados entre 13 e 48 parcelas com relevante desconto de 80% de juros e 100% de multa. Para calcular os valores e realizar a adesão ao PPQ, o contribuinte deve procurar o setor de atendimento da Prefeitura no paço municipal, localizado na Avenida Miguel Prisco, 288, Centro de Ribeirão Pires, de segunda a sexta-feira no horário das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4828-9801 ou (11) 4828-9804. A Prefeitura alerta aos interessados que evitem deixar a adesão ao PPQ para os últimos dias, a fim de evitar o congestionamento do sistema.
Nenhum comentário on "Proposta do Plano de Resíduos Sólidos será apresentada aos prefeitos"