Projeto Rondon conclui atividades da 4ª edição em Diadema

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Texto: Keila Macedo – Crédito-foto: Mauro Pedroso (PMD)

Da Redação – Educação Ambiental, Empregabilidade e Empreendedorismo Sustentável, Alimentação Saudável, Direitos Humanos e Cidadania, Cinema, Cultura e Educação foram os principais temas das oficinas realizadas por 20 alunos do Projeto Rondon durante a semana de 20 a 24/1, em Diadema. As atividades fazem parte da 4ª edição em que o projeto desembarca no município.

Jovens estudantes que participaram da quarta edição do Projeto Rondonn em Diadema

A parceria com o Projeto Rondon é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) e visa aproximar os estudantes universitários da realidade do município, possibilitando o contato com comunidades, além de formar agentes multiplicadores. É um momento importante para formação dos alunos e também para a cidade, num processo mútuo de aprendizagem.

Durante as oficinas de Empregabilidade e Empreendedorismo Sustentável os alunos realizaram oficinas de oratória, network, elaboração de currículo. Na área de Alimentação Saudável, falaram sobre o cultivo das hortas comunitárias e a importância das plantas medicinais e das hortaliças.

O encerramento das atividades foi realizado nesta tarde, 24/1, na Secretaria de Meio Ambiente com oficinas sobre Elemento Árvore no Ambiente Urbano e Composteiras.

Estudante de Medicina, Eduarda Pupo, 21 anos, da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) falou sobre a participação na oficina com os Idosos. “Eu tinha o sonho de participar do Rondon e ver de perto as ações na comunidade. Visitamos o CCMI e o Lar Alcina e tratamos da questão da saúde do idoso. Encontrei idosos acamados e outros que fizeram aula de zumba, duas realidades bem diferentes. Foi uma troca de conhecimento importante. Com certeza agregou na minha formação”, comentou

Durante a oficina de Direitos Humanos e Cidadania realizada na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente – Recad, aproximadamente 60 jovens da Sodipron tiveram a oportunidade de assistir o documentário sobre os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dialogaram sobre os 30 artigos que discorrem sobre os valores essenciais que a sociedade deve cumprir.

Para a aluna de Psicologia da Fundação Hermínio Ometto (FHO), Laura Hirsgverg, 21, a vivência em campo é muito rica para formação. “Aqui aprendo a lidar com as diferenças, escutar o outro e lidar de fato com realidades muito distintas. Temos a oportunidade de sair da teoria e ir direto para a pratica”, afirmou.

O grupo do Projeto Rondon é composto por 20 alunos e 3 professores de diversos cursos e universidades. Entre elas estão a Universidade de São Paulo (USP), Fundação Hermínio Ometto (FHO), Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Universidade de Santo Amaro (UNISA), Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).  “A experiência no Projeto Rondon sempre é diferente. Esta quarta turma realizou muitas atividades e nos professores aprendemos muito com os alunos”, comentou o professor responsável pela equipe, Valdenilson Zorel.

“A cada edição, temos a oportunidade de aprimorar o projeto e avançar ainda mais. Os alunos estiveram à frente das oficinas e esta vivência é um ganho muito grande para os universitários”, comentou uma das coordenadoras do projeto na SASC, Renata Borges.

O objetivo do Projeto Rondon é promover a integração universitária com os municípios buscando o desenvolvimento e a defesa da cidadania, contribuindo, assim, para a formação acadêmica dos estudantes.

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