Projeto multimídia leva estudantes a explorar seus bairros e a produzir cultura

800 0

Da Redação – Jovens de escolas estaduais do ensino fundamental e médio de Ferraz de Vasconcelos participam, a partir do dia 13/09, de oficinas multimídia onde utilizarão foto, vídeo, áudio e mídias digitais para retratar a sua própria realidade, através de curtas metragens e outras peças produzidas durante as atividades propostas pelo projeto “Super Curtas”.

A iniciativa, destinada a estudantes de escolas públicas do estado de São Paulo, apresenta aos participantes uma visão introdutória e prática de todo o processo de criação e execução de peças audiovisuais a partir da integração de diferentes linguagens (fotografia, vídeo, áudio, textos, entre outras), ao mesmo tempo em que são discutidas questões referentes à formação cidadã .

“Mais do que capacitar esses jovens, a proposta é instrumentalizá-los para a utilização das linguagens que são, sob sua própria perspectiva, mais interessantes, atraentes e acessíveis para mapear e revelar o cenário atual de seus bairros com conceitos de cidadania, memória e arte, valorizando sua cultura e o desenvolvimento da sua autoestima e da sua comunidade”, afirma Mariane Goldberg, da Frida, produtora cultural especializada na elaboração, desenvolvimento e gestão de projetos culturais, sociais e educativos.

As oficinas, que serão conduzidas por profissionais com experiência e atuação nos campos de educação, fotografia e produção audiovisual , terão, no total, 36 horas de duração, distribuídas ao longo de seis semanas, com duas atividades semanais e carga horária diária de 3 horas. Para cada oficina serão oferecidas 15 vagas, distribuídas entre os alunos do ensino fundamental e médio dos períodos matutino e vespertino da Escola Estadual Professor Mário Manuel Dantas de Aquino e da Escola Estadual Conjunto Habitacional Parque Dourado ll. Ao todo, serão 60 jovens beneficiados.

“Ao final das oficinas, os equipamentos utilizados (computador, câmera e gravador de áudio) serão doados para as escolas, permitindo que os participantes possam transmitir os conhecimentos aprendidos a outros jovens, transformando-se em multiplicadores”, afirma Mariane.

O “Super Curtas” conta com o patrocínio da EDP, distribuidora de energia no município de Ferraz de Vasconcelos, por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (Proac/ICMS).

A Frida é uma produtora especializada na elaboração, desenvolvimento e gestão de projetos culturais, sociais e educacionais. Desde 2010 se destaca por iniciativas que integram diversas linguagens artísticas, além de desenvolver e produzir projetos socioculturais através do PROAC/ICMS, em parceria com a CAIXA Cultural e com a Funarte, entre outros.

O Instituto EDP (IEDP) é a organização que desenvolve e coordena as ações socioambientais e culturais da EDP Brasil, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Projeto multimídia leva estudantes a explorar seus bairros e a produzir cultura"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *