Projeto Lanchonete Escola profissionaliza nova turma de alunos no Pq. São Bernardo

871 0

Da Redação – O sonho de conquistar o primeiro emprego está presente na vida de 19 adolescentes que participam do curso profissionalizante do Projeto Lanchonete Escola, desenvolvido pela Fundação Criança de São Bernardo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.  O programa atende adolescentes com idades entre 16 a 18 anos e tem como objetivo capacitar os participantes com aulas teóricas e práticas sobre produção de lanches, salgados, sucos, conservação e distribuição de gêneros alimentícios.

Iniciado em junho de 2011, o curso, que tem duração de três meses, já formou mais de 500 jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade. As aulas desta edição, que acontecem de terça a sexta-feira, das 13h às 17h30, estão sendo realizadas no recém-reinaugurado Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem (CACJ), localizado na Alameda Minas Gerais, s/nº, no Parque São Bernardo. “Temos muitos adolescentes nessa região e percebemos que não tínhamos programas sociais específicos para eles. Está sendo um verdadeiro sucesso. Além de atendermos os adolescentes, desenvolvemos atividades que envolvem toda a comunidade”, explica a educadora social sênior da instituição, Patrícia Regina Rosa.

Para a realização do curso, a Secretaria de Educação fornece os insumos e os instrutores da área de nutrição.  Os alunos recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 200 para as despesas pessoais, além de certificado de Conclusão de Curso.  “É muito gratificante fazer parte de um projeto que traz boas perspectivas aos nossos adolescentes. Eu acabo aprendendo muito mais com eles do que eles comigo. Nossos alunos realmente participam das atividades e dos nossos debates do dia a dia”, destaca o instrutor José Ricardo Feitosa.

Claudio Henrique, de 16 anos, está no Ensino Médio e conta que foi incentivado a fazer o curso pelo seu pai. “Ele adora cozinhar e quando soube do curso, que é ao lado da nossa casa, me estimulou a fazê-lo. Estou adorando as aulas e, quem sabe no futuro, posso ter a chance de trabalhar na área. Agora quero apreender tudo o que eu posso”, ressalta o adolescente.

Para a estudante Daniele da Silva, também de 16 anos, o curso serviu para dar o pontapé inicial em seu currículo. “Antes de começarem as aulas, eu não fazia nada. Hoje ocupo as minhas tardes aprendendo e conhecimento nunca é demais. Ainda é cedo para falar se vou querer seguir com essa profissão, mas posso dizer que estou adorando o curso e me sinto cada dia mais feliz.”

A formatura dos alunos Projeto Lanchonete Escola do Parque São Bernardo acontece no próximo dia 17 de dezembro em evento a ser realizado no Sindicato dos Metalúrgicos.

Inscrições – Os adolescentes que desejam participar da nova edição do curso Lanchonete Escola devem ficar atentos ao período de inscrição que se inicia em novembro, com data ainda não confirmada.

As vagas serão preenchidas observando-se a situação de vulnerabilidade ou risco social de cada inscrito. Terão prioridade os adolescentes de 16 a 18 anos encaminhados à instituição pelo Sistema de Garantia de Direitos e pela rede de atendimento da infância e juventude (CRAS, CREAS, Sedesc, Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Fundação Criança e organizações). Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no telefone (11) 4330-8422.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Projeto Lanchonete Escola profissionaliza nova turma de alunos no Pq. São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *