Projeto usa arte em prol da educação no trânsito e da cidadania

866 0

Da Redação – Para incentivar o debate sobre cidadania e estimular a educação no trânsito, a Scania apoia o projeto “São Bernardo: arte urbana, reflexões e cidadania”, realizado de março a agosto. A iniciativa envolve cerca de 90 crianças e jovens entre 12 e 17 anos em atividades artísticas com técnicas de grafite e aulas educativas sobre cidadania e, em especial, educação no trânsito. Dentro da programação há uma série de palestras ministradas por representantes da Fundação Criança e do Centro de Reflexão do Trânsito (CRT) de São Bernardo do Campo.

O projeto prevê ainda intervenções em três pontos da cidade. A primeira, neste sábado (25), será desenvolvida no CRT, e durante o evento o público poderá conferir os painéis grafitados por artistas reconhecidos no cenário da arte contemporânea como Tinho Nomura, Helder Holiveira e Tito Ferrara, além de acompanhar a participação dos jovens integrantes das oficinas que vão finalizar os desenhos que compõem o Painel Educativo CRT. Tito Ferrara foi o artista responsável pelo grafite profissional realizado em agosto de 2014 no muro da Scania em razão do aniversário da cidade. As outras duas intervenções serão realizadas em julho e agosto, na Fundação Criança do Jardim Silvina e na Fundação Criança do bairro Assunção, respectivamente.

“Esse tipo de projeto está alinhado com as diretrizes da Scania. Praticamos em nossos valores a defesa de um sistema de transporte sustentável e, claro, seguro”, diz Rogério Rezende, diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania Latin America. Segundo ele, não é possível admitir os índices de acidentes no trânsito registrados no País (em 2015, foram emitidas mais de 42 mil indenizações por morte e mais de 515 mil por invalidez, segundo o DPVAT). “Reconhecemos nossa responsabilidade como promotores de incentivo à segurança no trânsito nas camadas mais jovens da sociedade.”

Para Maurício Souza Pereira, diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego, que gerencia o CRT de São Bernardo do Campo, o projeto tem como objetivo conscientizar jovens sobre as questões ligadas ao trânsito e à cidadania por meio da arte. “Para isso, contaremos com artistas plásticos locais que produzirão grafites em parceria com as crianças, além de palestrantes especialistas em educação e pedagogia. É um evento que valoriza a responsabilidade social e a arte urbana”, explica Pereira.

A iniciativa conta com incentivo cultural da Lei Rouanet, patrocínio da Scania e do Scania Banco, parceria da Secretaria Municipal de Transportes e Vias Públicas e da Fundação Criança de São Bernardo do Campo e realização da Via das Artes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Projeto usa arte em prol da educação no trânsito e da cidadania"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *