Da Redação – O Projeto que conta com atendimento oftalmológico integrado começou no dia 7 de fevereiro no Quarteirão da Saúde (QS) e atende aos moradores diabéticos e hipertensos acima de 45 anos ou com 5 anos de diagnóstico. O total de exames de teleretinografia agendados, até agora, foi mais de 950; destes, 768 foram realizados e os outros 182 não puderam ser executados devido a falta do paciente no dia marcado.
Depois de efetuado, o laudo demora cerca de 30 dias para ficar pronto. O QS já recebeu 307 resultados; destes, 59% serão acompanhados pela UBS e reavaliados. “Este exame é de extrema importância, pois indica problemas na retina que podem causar a cegueira, como é o caso da retinopatia, e o tratamento adequado e precoce traz um prognóstico bom ao paciente, evitando complicações” explica a diretora do QS, Marcia Regina.
Encaminhamento – Dos 307 atendidos, 38 serão encaminhados para a realização de um procedimento denominado Fotocoagulação, durante o qual o paciente receberá um colírio anestésico para dar início a cauterização de danos na retina, em um ou ambos os olhos. 3,25% irão realizar um procedimento cirúrgico que faz a remoção do vítreo, um fluído que preenche o interior do olho, conhecido como vitrectomia.
O QS irá convocar 14% dos atendidos que foram encaminhados para cirurgia da catarata, 8% para reavaliação e aprofundamento diagnóstico, em consulta com oftalmologista da unidade e 3 beneficiados serão encaminhados para procedimentos na rede fora do município, de acordo com o tipo e complexidade. Todos os serviços não oferecidos pelo município serão realizados por uma instituição parceira.
Serviços – O morador, que se encaixa nos requisitos, é encaminhado pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) onde é cadastrado e, após ser comunicado do dia e horário do exame, deve comparecer ao Quarteirão para a realização.
Quarteirão da Saúde (Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro – Tel. 4043-8000)
Nenhum comentário on "Projeto de Teleretinografia atende 768 pessoas em Diadema"