Da Redação – A Pinacoteca de São Bernardo do Campo foi contemplada no edital de preservação de acervos museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo. Além desta proposta, mais sete instituições das cidades de Botucatu, Bauru, Salto, Itapetininga e da capital também foram selecionados neste concurso. No total, foram inscritos 54 projetos neste edital.
A instituição receberá o prêmio de R$ 75 mil, a partir de 2017, para investir na reestruturação da reserva técnica, na construção do laboratório de conservação, além da catalogação e armazenamento das 1.382 obras que compõem o acervo do espaço, bem como com ações posteriores de exposição, divulgação e ações educativas na região do Grande ABC.
“A Pinacoteca de São Bernardo tem um acervo expressivo, mas não contava com uma reserva técnica adequada. Essa reestruturação deixará o local em condições para abrigar as obras que não estão em exposição. Essa modernização não tem visibilidade para o público, mas é fundamental para preservar este patrimônio”, explica Davidson Kaseker, diretor do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), integrante da Comissão de Seleção deste edital.
Além do edital de preservação de acervos museológicos, já foram anunciados os contemplados dos concursos de teatro (produção, circulação e primeiras obras), dança (produção, circulação e primeiras obras), artes cênicas (produção e circulação voltado ao público infantojuvenil; e circulação para a rua), festivais de artes I e II, circo (produção de número circense), artes visuais (obras e exposições, livro do artista e espaços independentes), museu (difusão de acervos), música (gravação com circulação de canção, música popular instrumental e erudita), cultura e cidadania (culturas populares e tradicionais, negras, indígenas, manifestações LGBT e hip hop), literatura (dramaturgia, prosa, poesia, texto infantojuvenil, HQs, estímulo à leitura em bibliotecas e publicação de livros), aprimoramento técnico-artístico, território das artes, artes integradas I e II e fomento ao audiovisual.
Todos os resultados estão publicados no site da Secretaria da Cultura do Estado (www.cultura.sp.gov.br). O Programa de Ação Cultural (ProAC), na modalidade editais, tem o objetivo de fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do estado, apoiando financeiramente projetos artísticos. Neste ano, foram disponibilizados 44 editais em 12 linguagens: teatro, dança, música, literatura, circo, artes cênicas para crianças, festivais de arte, audiovisual, museus, diversidade sexual e étnica e artes visuais.
Nenhum comentário on "Projeto de Pinacoteca de São Bernardo recebe incentivo do Governo de SP"