Programas da Prefeitura de São Bernardo ajudam a aproximar livros e leitores

540 0

Da Redação – Mesmo com o avanço dos meios de comunicação digitais, os livros ainda fazem sucesso. Aproximadamente seis mil livros são emprestados para a população todos os meses em São Bernardo. A cidade conta com seis bibliotecas – Machado de Assis, Malba Tahan, Érico Veríssimo, Manuel Bandeira, Guimarães Rosa e Monteiro Lobato (em reforma) -, que disponibilizam 229.687 livros para a população, entre clássicos e contemporâneos.

Para ter acesso a essas publicações, o munícipe deve se cadastrar em uma das bibliotecas por meio da apresentação de documento de identificação e comprovante de residência. Podem ser emprestados até seis livros por pessoa, por 15 dias. Caso não haja reserva, os livros podem ser emprestados por mais 15 dias.

Um serviço da Prefeitura que aproxima ainda mais os leitores das publicações é o ‘Espaço Troca Livro’. O local, localizado no Bairro Nova Petrópolis, foi criado com o excedente de livros das bibliotecas e hoje faz o papel inverso e acaba abastecendo as unidades. Com o constante câmbio, algumas publicações recentes são selecionadas e passam a integrar o acervo municipal. Best seller de sucesso, ‘A guerra dos Tronos’ é exemplo de coleção que chegou às bibliotecas a partir do ‘Troca Livro’.

Criado em agosto de 2000, o ‘Espaço Troca Livros’ conta com cerca de 35 mil títulos da literatura nacional e estrangeira, de livros infantis aos de ciências sociais e de psicologia. Por meio do serviço, os interessados podem trocar um livro por outro. Cada edição trocada mantém apenas as recomendações, mas não podem estar rasgados, rabiscados, grifados, sujos, desatualizados ou serem reproduções. A troca é feita por objetos da mesma categoria (livro por livro e revista por revista, por exemplo). Há também um limite para o escambo: são seis itens por dia.

Outro programa que proporciona uma relação mais próxima entre a população e os livros é o ‘Espalhando a Leitura’. Por meio da iniciativa, são disponibilizados, também nas UBSs, publicações para empréstimo. Os livros são provenientes de doações das bibliotecas.

Também voltado aos amantes da leitura, o Espaço Braile funciona provisoriamente dentro da Biblioteca Guimarães Rosa, no Bairro Assunção. Conta com mil livros em braile e aproximadamente 250 livros falados (arquivos em CD), além de equipamentos com acessibilidade como impressora, máquina de escrever, regletes (instrumento de escrita manual do sistema Braille), punções (utilizado para reconhecer os pontos em relevo), sorobãs (aparelho de cálculo) e ampliador para usuários com baixa visão.

A Biblioteca de Arte, instalada na Pinacoteca de São Bernardo, no Jardim do Mar, possui acervo com cerca de sete mil publicações sobre história do cinema, arquitetura, artes plásticas e música.

A Gibiteca Municipal fica nas dependências da Cidade das Crianças, no Jardim do Mar, e conta com 22 mil exemplares diversos, de atuais aos mais antigos, como Flintstones e Mickey Mouse, de 1958, e “A Caixa da Bondade”, de Maurício de Souza, do fim da década de 1960. O espaço não é voltado somente para crianças, mas para todos os interessados em quadrinhos. Mais informações sobre as bibliotecas da cidade no site da Prefeitura, no link www.saobernardo.sp.gov.br/bibliotecas-enderecos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Programas da Prefeitura de São Bernardo ajudam a aproximar livros e leitores"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *