Programa Emprega Diadema nos bairros fez 670 atendimentos nas 4 regiões da cidade

1584 0

Próxima ação será integrar o programa com profissionais das secretarias da Prefeitura

Da Redação – A Prefeitura de Diadema concluiu nesta quarta, dia 1, a visita do Programa Emprega Diadema nos Bairros que, desde o dia 24 de agosto, percorreu as quatro regiões da cidade (Vila Popular – Leste, Eldorado, Serraria e Sapopema – Sul, Centro-Oeste, Campanário e Taboão – Norte).

Durante o período, 670 pessoas que não tinham acesso à internet puderam fazer sua inscrição para vagas de emprego, de modo gratuito, diretamente no cadastro do Emprega Diadema, em uma tenda com tablets e computadores. A ação foi desenvolvida conjuntamente entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e o Núcleo de Participação Popular da Secretaria de Planejamento e Gestão.

“O Emprega Diadema nos Bairros vai levar para toda cidade os serviços oferecidos pela plataforma Emprega Diadema (cursos, vagas de emprego e empreendedorismo), que foram iniciados no ultimo dia 14 de julho por meio do site (http://emprega.diadema.sp.gov.br/)”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Joel Fonseca.

“A idéia é expandirmos os serviços do Emprega Diadema por meio da rede de atendimento social da Prefeitura como por exemplo, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, UBSs – Unidades Básicas de Saúde, entre outros”, afirma o diretor do Departamento de Articulação e Desenvolvimento Empresarial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura, Paulo Barbosa. De acordo com o diretor, esses profissionais, por estarem próximos às pessoas em situação de vulnerabilidade social, podem encaminhar as mesmas para o cadastramento de vagas de emprego junto ao programa. “Nosso objetivo é tornar cada vez mais o Programa conhecido por toda a população de Diadema e fazer com que ele promova ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade”, afirma Barbosa.

Programa Emprega Diadema

Diadema começou no dia 14 de julho, uma nova etapa na captação de empregos, geração de trabalho e renda. Trata-se do programa Emprega Diadema, que reúne, num mesmo local (site), informações sobre vagas de trabalho, cursos, orientações para formalização de negócio próprio, além de cadastro de empreendedores e mural de prestadores de serviço que atuam como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

“A ideia é integrar toda a cadeia de oferta e geração de empregos, além de proporcionar um ambiente de oportunidades de negócios e cursos em um único local”, afirma o prefeito José de Filippi Jr.. “O Emprega Diadema também apoia os futuros empreendedores e os que já se encontram no mercado de trabalho, a melhor se qualificarem no mercado de trabalho, por meio dos cursos oferecidos pelas entidades parceiras como SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (setor de comércio, serviços e turismo) e ETEC – Escola Técnica Estadual (profissões de nível técnico)”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Joel Fonseca.

Desde o lançamento, já foram cadastrados 7.197 currículos e 236 vagas. Em julho, o programa realizou 251 encaminhamentos, que resultaram em 71 candidatos aprovados e em agosto foram 318 encaminhamentos para 35 pessoas aprovadas.

Como funciona o Emprega Diadema

O Emprega Diadema é um programa da Prefeitura de Diadema em parceria com entidades que promovem a inserção da população no mercado de trabalho e fomentam atividades de formação, desenvolvimento pessoal e coletivo. O objetivo do programa é promover e incentivar novas relações de trabalho, formar empreendedores que estejam conectados a oportunidades e promover trocas entre quem emprega e quem busca oportunidade. Ele substitui e amplia as atribuições do CPETR – Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, cujas atividades foram encerradas no ano de 2016, finalizando convênio com o extinto Ministério do Trabalho.

O Emprega está disponível por meio digital (site) http://emprega.diadema.sp.gov.br/ . O site do Emprega Diadema é dividido em três partes: Cursos, Vagas e Empreenda. O menu Cursos apresenta os cursos oferecidos pelas entidades parceiras da Prefeitura Fundação Florestan Fernandes (cursos profissionalizantes), SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (empreendedorismo), SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (indústria), SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (setor de comércio, serviços e turismo) e ETEC – Escola Técnica Estadual (profissões de nível técnico).

Já o menu Vagas é dividido em Cadastro para Currículo e Acesso à Empresa. O Cadastro para Currículo é um banco de dados de empregos. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho irão consultar o banco de dados e caso alguma vaga se encaixe no seu perfil do candidato, ele pode ser convidado a participar do processo seletivo. Já o Acesso à Empresa servirá para que empresas anunciem suas vagas para a população.O menu Empreenda é dividido em três partes: dicas de formalização para o empreendedor iniciante ou não (tipo de empresa Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), quanto custa para ser MEI, quem pode ser MEI e como o empreendedor obtém informações sobre as atividades permitidas, obrigações e vantagens de ser MEI), como obter crédito do Banco do Povo Diadema para ampliação de negócio, Cadastro de Empreendedor (mural dos prestadores de serviços autônomos/MEI/ME) e Guia de Serviços (mural de prestadores de Diadema).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Programa Emprega Diadema nos bairros fez 670 atendimentos nas 4 regiões da cidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *