Serão disponibilizados 90 totens entre as 11 unidades da Instituição
Da Redação – A partir de materiais simples e técnica de corte a laser, professores da São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, criaram displays de álcool em gel. O projeto foi idealizado por educadores de Design e desenvolvido com o auxílio de estudantes da Instituição. A ação que está em fase de prototipagem e validação, tem previsão para estar disponível nas unidades da São Judas em agosto.
“Nossa ideia era criar um produto de qualidade, com baixo-custo e fácil de produzir e montar. Para isso, trabalhamos junto com o ÂnimaLab, laboratório de inovação da São Judas, e contamos com o suporte dos alunos de Design Igor Costa Lisboa e Luigi Pinheiro de Carvalho Calistrato e do técnico de laboratório, Fábio Saccucci” explica o Professor e Coordenador do ÂnimaLab, Carlos Eduardo Dias Ribeiro.
“Quando começamos a pensar no projeto em meados de maio, os displays ainda eram novidade, por isso fizemos uma pesquisa profunda sobre materiais, mecanismos e desenhos, além de testes para conseguirmos identificar as melhores opções”, reforça o professor. O totem, que tem a função de disponibilizar o álcool em gel de forma segura, é feito em MDF com corte a laser e custa em média R$45.
De acordo com o professor de Design, Fábio Carlos, esse tipo de técnica é mais assertiva e facilita na hora de montar. “Esse modelo é mais preciso, fazendo com que o encaixe se torne mais rápido e fácil, uma vez que não é preciso usar outros materiais, como parafuso, por exemplo. Além de dar mais autonomia na hora de montar as peças”, destaca Fábio.
Para utilizar o display as pessoas só precisam posicionar as mãos próximas ao bico ejetor, pressionar o pedal e aplicar o álcool em gel nas mãos, sem precisar tocar em nada. Os materiais utilizados também são recicláveis, não impactando o meio ambiente no momento de descarte. Os totens serão produzidos pela São Judas e distribuídos, inicialmente, em todas as unidades da Instituição.
O estudante de Design, Igor Costa Lisboa, destaca que essa foi uma oportunidade para colocar em prática conceitos que havia aprendido durante as aulas, além de ajudar pessoas em um cenário pandêmico.
“Pude colocar em prática o que aprendi durante o curso na São Judas e utilizar as ferramentas disponíveis no AnimaLab para desenvolver um produto que vai gerar impacto positivo na sociedade com um custo abaixo do que os disponíveis no mercado, usando materiais e tecnologias que estão ao nosso alcance”, comenta Igor.
Sobre a São Judas
Fundada em 1971, a São Judas é a segunda melhor universidade privada do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 33 mil alunos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.
Nenhum comentário on "Professores da São Judas criam display de álcool em gel"