Professora de SBC fará trabalho voluntário educacional no Nepal

653 0

Da Redação – Professora da rede de São Bernardo, Marina Linhares Geraldo, fará um trabalho voluntário de Educação no país asiático do Nepal por um mês. A viagem acontece em abril do ano que vem e será realizada durante período de licença.

O processo de obtenção da autorização de Marina para que lecione a disciplina de língua inglesa para as crianças veio por meio de uma consulta à Organização das Nações Unidas (ONU) que indicou um lama (monge), que disponibilizou o monastério Segyu Gaden Phodrang Monastery, em Katmandu, capital do Nepal.

Ao todo, a profissional terá contato com 150 crianças nepalesas, sendo que 50 meninos são órfãos que vivem no monastério e outros 100 alunos fazem parte de uma escola de educação especial.

A profissional, que leciona na EMEBE Rolando Ramacciotti, já esteve no país em 2015 e justamente por conta da primeira visita é que resolveu retornar. “Percebi um povo alegre, que mesmo com muitas dificuldades econômicas consegue fazer bastante coisa interessante. Quero estar lá por um período maior para conhecer melhor as experiências de aprendizagem deles e de que maneira funciona o sistema educacional por lá. Ao mesmo tempo levarei materiais e experiências que desenvolvo na unidade”, explicou.

Na primeira visita que fez ao Nepal, Marina ficou por 18 dias e realizou um trekking no campo base do Monte Everest e teve contato com as populações da cordilheira do Himalaia.

Marina destacou que existem diferenças profundas entre os modelos de Educação do Brasil e do Nepal. “Pelo que tenho estudado, o ensino por lá é mais informal, com um contato maior com o meio ambiente. Mesmo com toda a precariedade há pontos que precisam ser estudados e é isso que eu pretendo fazer, apesar das barreiras culturais que são naturais nesse tipo de trabalho”, concluiu.

IMPORTÂNCIA – Para o prefeito Orlando Morando, a viagem da professora confirma o bom nível da Educação em São Bernardo. “Oferecemos uma estrutura de qualidade e nossos profissionais são sempre estimulados a realizarem novas formações. Vejo que os aspectos positivos da nossa rede devem ser compartilhados sempre que possível”, destacou.

Na visão da secretária de Educação, Silvia Donnini, a troca de experiências é positiva para os profissionais da rede municipal. “O aprimoramento pessoal e também profissional são fundamentais para que São Bernardo ofereça um ensino de qualidade. A possibilidade de conhecer um local distante da nossa realidade reforça esse pensamento”, comentou.

SOBRE O PAÍS – O Nepal fica na Ásia e faz fronteira com China, Índia e Bangladesh. Boa parte da economia do local é movimentada pelo turismo, já que a montanha mais alta do mundo, o Everest está localizada no país.

Atualmente, a nação possui IDH de 0,550 e além de enfrentar a pobreza, o Nepal também tem sérios problemas energéticos, já que não existem fontes naturais de petróleo, gás ou carvão e 68% da energia vem da queima da lenha.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Professora de SBC fará trabalho voluntário educacional no Nepal"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *