Da Redação – Cautela e pesquisa devem ser algumas das medidas a serem seguidas pelos consumidores que pretendem fazer compras durante a Black Friday. O dia de descontos tão esperado por muitas pessoas será nesta sexta-feira (25), mas algumas lojas já iniciaram as promoções. Por isso, o Procon Diadema traz dicas e orientações para que o consumidor não caia em ciladas e não tenha problemas com suas compras:
É importante ter controle e não gastar mais do que pode, comprando apenas o que está planejado. O interessado deve saber exatamente o que quer e pesquisar os preços antes de fechar qualquer negócio. É necessário ter cuidado e não se empolgar demais. Às vezes, a oferta não é tão vantajosa quanto parece, devendo ficar atento para falsas promoções (falso Black).
Quando a compra for efetuada pela internet, o consumidor deve verificar no site os dados da loja, como endereço, telefone fixo ou filial física. Consultar sites de reclamações de consumidores, o CNPJ e razão social facilitam a pesquisa sobre as empresas e, no portal da Receita Federal é possível fazer esta consulta. Caso encontre informações como empresa “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
Evite horários de pico, quando os sites ficam congestionados e travam. Sempre imprimir ou salvar os documentos da promoção e da transação. Assim, havendo qualquer problema, o consumidor poderá exigir o cumprimento da oferta.
O Diretor do Departamento de Assistência Judiciária e Procon, Ricardo Monte Oliva, aconselha também o consumidor a verificar na entrega do produto se este corresponde com a compra efetuada e se não possui defeitos ou vícios. De acordo com a Cartilha do Consumidor, os vícios de qualidade dividem-se em vícios por inadequação ( quando o produto é inadequado ao fim que se destina) e por insegurança (de defeito). “Caso ocorra alguma divergência, ou não receber o produto, o consumidor deve comunicar imediatamente o fato para a empresa e procurar o Procon”, afirma Ricardo.
Atentar para as regras de trocas de mercadoria também é importante. O consumidor deverá se informar sobre a possibilidade de troca, sempre exigindo que o comerciante carimbe a nota e, escreva que o produto poderá ser trocado, especificando o prazo. De acordo com o Procon, as regras básicas do Código de Defesa do Consumidor também são válidas na Black Friday. As promoções não eliminam as normas que o fornecedor deve seguir.
O Procon Diadema atende na Avenida Sete de Setembro, 400, de segunda-feira à sexta-feira. As senhas são distribuídas às 8h30, para atendimento no período da manhã, e às 12h, para o atendimento à tarde. Mais informações pelo telefone: 4053-7204.
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