Da Redação – Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor (15 de março), o Procon Diadema vai promover, ao longo desse mês, algumas atividades com o objetivo de estimular o consumo consciente e divulgar os direitos e deveres dos consumidores de diversos perfis e faixas etárias. Para isso, o órgão vai realizar atendimento itinerante, monitoria educativa para estudantes da cidade, rondas fiscalizatórias e palestra para a terceira idade (ver programação abaixo).
Das atividades previstas, as primeiras ações dos técnicos do Procon Diadema serão os atendimentos itinerantes de orientação junto aos frequentadores do Shopping Praça da Moça, que é parceiro da Prefeitura em ações de apoio à economia solidária. No mesmo local, no dia 15, serão recebidos estudantes da rede municipal e particular de ensino fundamental que participarão de monitoria educativa enfocando o consumo consciente. O Dia do Consumidor também vai marcar o início às ações de fiscalização do Procon Diadema junto ao comércio local.
Para fechar as ações comemorativas, o órgão irá ministrar a palestra “Educação para Consumo” para os participantes do Centro Convivência da Melhor Idade (CCMI). O foco da palestra será abordar casos de cobrança indevida e acesso às cotas de gratuidade do transporte coletivo para idosos, que é uma das queixas mais comuns desse público junto ao Procon.
“Os eventos alusivos ao Dia do Consumidor servirão de base para orientar futuras ações junto às escolas, centros comerciais e outros locais da cidade”, afirma Denise Ventrici, diretora de Assistência Judiciária e Procon. “Nosso intuito é educar para transformar”, explica. No ano passado, o Procon de Diadema, que é um órgão ligado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, realizou 7.987 atendimentos.
Dia do Consumidor – Criada em 1983, a data é especialmente dedicada à reflexão dos direitos e deveres dos consumidores. O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor serve para lembrar os direitos das pessoas que adquirem bens ou serviços de um fornecedor de receber algo com qualidade e preço justo, sem enganar o comprador. No Brasil, esses direitos são garantidos pela Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, que criou o Código de Defesa do Consumidor. O código brasileiro estabelece os direitos e obrigações para consumidores e fornecedores, com o objetivo de evitar prejuízos para ambos. Para que todos consigam defender seus interesses, é importante que cada um contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. É dever de o consumidor ter atitudes que façam com que os fornecedores o respeite. Agindo dessa forma, o consumidor exerce seu papel de cidadão, defende seus direitos e contribui para melhorar a vida de todos.
O Procon Diadema funciona de segunda a sexta, na avenida Sete de Setembro, 400, no Centro, com horário agendado pelo telefone 4053-7204. As senhas são distribuídas, às 8h30, para atendimento no período da manhã e, às 12h, para o atendimento vespertino.
Confira a programação
Dia 14/03 (Terça-feira)
– “Atendimento Itinerante do Procon”, no Shopping Praça da Moça (Piso Araucária), das 10h às 17h;
Dia 15/03 (Quarta-feira)
– “Atendimento Itinerante do Procon”, no Shopping Praça da Moça (Piso Araucária), das 10h às 17h;
– “Monitoria Educativa com Enfoque na Educação para o Consumo”, no Shopping Praça da Moça, para alunos do Colégio Iemano, às 10h e 11h;
– “Início das Ações de Fiscalização” no comércio local, às 8h30;
Dia 28/03 (Terça-feira)
– “Palestra dirigida à Terceira Idade sobre Educação para o Consumo” com enfoque em cobrança indevida e acesso às cotas de gratuidade no transporte coletivo, às 10h, no CCMI; informações pelo telefone 4056-8484
Nenhum comentário on "Procon Diadema comemora o Dia do Consumidor"