Da Redação – A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul conta com iniciativa inédita na região do ABC voltada para a utilização da vivência com a arte na ajuda a pacientes da saúde mental. Trata-se do programa Arte como Apoio Terapêutico.
Desenvolvido pela arte-educadora Nair Duarte, a ação existente desde 2014 consiste em promover visitas monitoradas aos espaços expositivos da Pró-Memória (Pinacoteca, Ateliê Pedagógico e Museu Histórico Municipal) dos pacientes das seguintes unidades de São Caetano do Sul: CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e USCAS (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente de São Caetano do Sul).
Com essa parceria, que envolve os profissionais da área de saúde, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais dessas instituições, os pacientes têm a vivência e contato com a linguagem artística, as técnicas e os instrumentos de elaboração plástica, o que auxilia e é utilizado como estratégias de trabalho no tratamento e também na interação com familiares.
Os participantes da ação recebem informações sobre os trabalhos expostos e são convidados a também produzir obras artísticas. Este material, produzido em ateliê, é exposto nas dependências da Pró-Memória durante a semana da luta antimanicomial em maio.
Nenhum comentário on "Pró-Memória conta com iniciativa pioneira usando arte como apoio terapêutico na saúde mental"