Texto: Vivian Rossi – Foto: Omar Matsumoto (PMSBC)
Da Redação – Neste sábado (3), primeiro dia de campanha de final de semana, a Prefeitura de São Bernardo imunizou 18.645 pessoas contra a Febre Amarela. As 34 UBSs do município ofereceram as doses, das 8h às 17h. As unidades mais procuradas foram as da Vila São Pedro e do Taboão, cada uma aplicou, respectivamente, 1.006 e 755 doses.
Ao todo, 130.320 pessoas foram vacinadas desde o início da campanha, no dia 25/01, número que representa apenas 18% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e segue abaixo do esperado, de vacinar pelo menos 35 mil pessoas por dia. Foram ofertadas 707 mil doses para a campanha.
Além da vacinação, o sábado foi também de ação voluntária dos servidores da Administração, que percorreram as ruas de todos os bairros da cidade, difundindo mensagem de incentivo à imunização e conscientização, na luta contra a febre amarela.
O prefeito Orlando Morando também participou da ação distribuindo folhetos informativos e alertando a população da Vila Flórida, no bairro Taboão, sobre a importância de se imunizar contra a Febre Amarela em meio à confirmação do primeiro caso na cidade. A ação se concentrou na feira-livre da Rua Otacílio Celestino Gallo e contou com a colaboração de funcionários das secretarias de Serviços Urbanos e Planejamento Urbano.
“Infelizmente, tivemos o primeiro caso confirmado e há outros casos suspeitos em cidades vizinhas. Por isso, fiz questão de vir aqui no Taboão, que é uma região de divisa com a Capital, onde já houve registro de morte de um macaco por conta da doença. Estamos com um número muito baixo de pessoas vacinadas e é imprescindível que todos os moradores do bairro tomem a dose contra a doença”, disse o chefe do Executivo.
A partir desta segunda-feira (05/02), as doses passarão a ser disponibilizadas também em 102 Emebs da cidade, das 9h às 16h, para ampliar ainda mais a capilaridade da campanha contra a doença e atingir a meta de vacinar toda a população.
A vacina está disponível para toda a população, com daquelas pessoas que apresentem algum tipo de contraindicação, crianças menores de 6 meses de idade e adultos acima de 60 anos que precisam antes passar por avaliação médica.
Caso confirmado – A decisão pelo reforço na campanha acontece após a confirmação do primeiro caso importado de febre amarela no município. Nesta quinta-feira (01/02), um morador de 33 anos foi diagnosticado com a doença, após resultado de análise do instituto Adolfo Lutz.
O caso era um dos oito da cidade investigados pelo laboratório. O morador contraiu a doença enquanto esteve em Mairiporã, cidade da Grande São Paulo, em dezembro. Ele chegou a ser imunizado, mas viajou à cidade antes dos dez dias recomendados pelo Ministério da Saúde. Outros 3 casos estão sendo investigados sob suspeita da doença no município.
Nenhum comentário on "Primeiro sábado de campanha tem 18,6 mil aplicações da vacina"