Primeira-dama de São Bernardo recebe comitiva da cidade-irmã Maróstica

482 0

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo reforçou nesta quinta-feira (05/10) as relações bilaterais com a comuna de Maróstica, na Itália, decretada cidade-irmã do município em setembro de 1986. Em celebração aos 31 anos de ligação fraternal com a província italiana, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Carla Morando, e o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, receberam comitiva liderada pelo representante oficial da cidade europeia, Giambattista Tres, para um café da manhã de confraternização.

Localizada na região do Vêneto, província de Vicenza, a cidade Maróstica tem grande representatividade em São Bernardo, nomeando, inclusive, o Parque da Juventude (Cittá Di Maróstica), situado na região central. Com cerca de 13 mil habitantes, a cidade italiana se estende por uma área de 36 km², fazendo fronteira com Bassano del Grappa, Conco, Lusiana, Mason Vicentino, Molvena, Nove, Pianezze, Salcedo, Schiavon.

“Tenho origem italiana e muito respeito e admiração pela cultura do País, que tem tantos reflexos no dia-a-dia do brasileiro. Por isso, fiz questão de trazer meus pais para participarem desta confraternização e colocá-los em um contato ainda maior com a comunidade ítalo-brasileira”, informou a primeira-dama. O encontro também contou com participação do diretor de Cultura de São Bernardo, Adalberto Guazzelli, e do vereador Ary de Oliveira.

A reaproximação das cidades é resultado da articulação do presidente da Sociedade Cultural Brasilitália de São Bernardo, Luiz José Moreira Salata, que esteve na comuna italiana para fazer o convite pessoalmente a Giambattista Tres, hóspede oficial de São Bernardo, conforme decreto de 2000. “Nossa proposta é reativar esse relacionamento, que infelizmente foi relegado pelo governo passado”, destacou. Após café da manhã de confraternização, a comitiva visitou o gabinete do prefeito, no Paço, além das instalações da Câmara e o Parque da Juventude.

Cidades-irmãs – O conceito de cidade-irmã baseia-se na troca de experiências nos níveis econômico, cultural e esportivo, além da criação de mecanismos protocolares, que representam base formal e legal para o estabelecimento de acordos de cooperação técnica, programas de intercâmbio e desenvolvimento econômico, e atendimento à comunidade da cidade irmã. Além de Maróstica, São Bernardo conta com mais 15 cidades-irmãs, localizadas dentro e fora do País.

Entre as cidades estão: Açucena (MG), Linköping (Suécia), Monte Azul (MG), Várzea Alegre (CE), Ouro Preto (MG), General San Martin (Argentina), Aparecida (SP), Governador Valadares (MG), Aveiro (Portugal), Xarupo (AC), Diadema (SP), Havana (Cuba), Managua (Nicarágua), Vittorio-Veneto (Itália), Shunan (Japão).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Primeira-dama de São Bernardo recebe comitiva da cidade-irmã Maróstica"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *