* Altemir Ferro Corrêa – Trinta mil pessoas. Este é o número de colaboradores da Marfrig nos cinco países em que a companhia tem unidades – Brasil, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Chile. Algo próximo da população de um município, como é o caso de Serra Negra, em São Paulo.
São 30.000 vidas que precisam ser cuidadas, responsáveis por viabilizar os negócios da maior fabricante de hambúrgueres do planeta e segunda colocada na produção de carne bovina, com capacidade de abater diariamente 29.100 animais e produzir 222.000 toneladas de hambúrgueres por ano.
Assim, é um desafio grande para a Marfrig oferecer e garantir ambientes de trabalho seguros para tantos times, de diferentes regiões do mundo, especialmente durante a pandemia de covid-19. A companhia investe constantemente em seu departamento de saúde e segurança do trabalho para preservar a saúde física, psíquica e o bem-estar de todos os seus colaboradores; isso é premissa para a Marfrig, que mantém e aprimora as melhores práticas nesta área.
As unidades dos países contam com sistemas específicos e individualizados de gestão de saúde e segurança do trabalho elaborados em sintonia com legislações e normas regulatórias locais e de acordo com todas as resoluções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os sistemas são gerenciados por profissionais da Marfrig especializados na área e são aprimorados de forma recorrente.
Em âmbito global, desenvolvemos campanhas de conscientização para a segurança e oferecemos treinamentos sobre diversos temas pertinentes à legislação trabalhista e às instruções técnicas de cada país. Os conteúdos reforçam a necessidade do uso adequado de equipamentos de proteção individual e enfatizam rotinas características de cada atividade, como manuseio de facas, trabalho em espaço confinado e altura, áreas com variações de temperatura e preparação de equipes para a identificação e condução de situações de risco (atendimento pré-hospitalar), suporte básico de vida e primeiros socorros. Em 2021, os treinamentos oferecidos em todas as unidades somaram mais de 697 horas.
Em sua operação no Brasil, a Marfrig instituiu uma Diretoria de Saúde Ocupacional, que criou cargos médicos e de enfermagem, implantou serviços próprios na área assistencial e ocupacional – como atendimento médico na própria unidade –, incluiu o agendamento de exames complementares, diagnóstico laboratorial e por imagem em clínicas devidamente credenciadas), além de oferecer cobertura com equipe multidisciplinar, como fisioterapia e fonoaudiologia. Além disso, fomenta o custeio de toda terapêutica e medidas curativas de eventuais demandas, abrangendo, desta forma, intervenções cirúrgicas, internação hospitalar, terapêuticas complementares e farmacológicas. Tudo isso a fim de aprimorar o atendimento aos funcionários.
Atualmente, todas as unidades brasileiras têm comissões internas de prevenção de acidentes (CIPA), em atendimento à Norma Regulamentadora nº 05 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTE), compostas por membros eleitos pelos empregados e/ou representantes indicados pela empresa. Corrobora-se que todas as operações contam com especialistas em saúde e segurança do trabalho, sendo esses parte integrante do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
A empresa, em suas unidades Brasil apresenta, de modo indissociável do SESMT, atividade de saúde ambulatorial, composta, essencialmente, por médicos(as) especialistas, enfermeiros(as) e técnicos(as) pós-graduados(as) em enfermagem do trabalho e fisioterapeutas pós-graduados em ergonomia do trabalho. Em relação a ergonomia do trabalho, é importante enaltecer o papel fundamental na prevenção e mitigação de incidência de patologias, especialmente aquelas inerentes ao aparelho osteoarticular. Além do atendimento em medicina ocupacional, assistencial e de urgência e emergência, realizamos de atendimento em consultas de enfermagem, cita-se ainda a criação e disponibilidade de um canal de acesso médico on-line para necessárias e eventuais orientações dos colaboradores suspeitos e contaminados por covid-19. Foi instituído como rotina diária o sistema de aferição de temperatura dos funcionários, assim como a aplicação de inquérito epidemiológico específico para a identificação precoce de possíveis casos de contaminação do coronavírus e adoção do protocolo de testagem para covid-19. Estes serviços estão disponíveis para todos os colaboradores.
Como produzimos alimentos para mais de 100 países e, portanto, exercemos atividade essencial para a população mundial, as unidades da Marfrig funcionaram de forma ininterrupta durante todas as fases da pandemia de covid-19. No entanto, a vigilância e monitoramento da saúde e segurança dos funcionários seguiram como prioridade na gestão de pessoas. Redobramos os cuidados com a área da saúde. A Marfrig disponibilizou vacina contra covid-19 e outras imunizações pertencentes ao plano nacional de imunização de cada país de atuação, como por exemplo Influenza A e B para todos os colaboradores – independentemente do tipo de contrato –, implantou e reforçou medidas sanitárias em suas unidades e de adequações em infraestrutura para prevenir a disseminação do vírus e firmou parcerias para campanhas de vacinação. No Ano passado, a companhia realizou 94.770 testes para detecção de covid-19 e aplicou 26.234 inquéritos epidemiológicos como forma de busca ativa por colaboradores sintomáticos.
Além de colocados em quarentena e afastados de atividades presenciais, os funcionários que testaram positivo receberam acompanhamento médico contínuo e não sofreram impacto na remuneração e nos benefícios recebidos. Outras medidas foram a liberação dos colaboradores de grupos de risco (incluindo gestantes) sem mudanças na remuneração e nos benefícios, o aumento do quadro de profissionais de saúde em todas as unidades para atender à maior demanda assistencial e a disponibilização de vacina contra a gripe H1N1 para todos os funcionários.
Nas unidades da América do Sul, realizamos a testagem em massa de todos os colaboradores e foi instituída como rotina diária o sistema de aferição de temperatura dos funcionários, assim como a aplicação de inquérito epidemiológico específico para a identificação precoce de possíveis casos de contaminação do coronavírus. De idêntica medida, a companhia instalou barreiras físicas permanentes nos postos de trabalho e se procedeu a implantação de distanciamento nas áreas de confluência social, com a adoção de escalonamento e rodízio de turnos de trabalho, com a finalidade específica de reduzir a circulação de pessoas em pontos críticos, como refeitórios e vestiários. Importante reforçar ainda a criação e disponibilidade de um canal de acesso médico on-line para necessárias e eventuais orientações dos colaboradores suspeitos de covid-19.
Fizemos também a readequação do transporte disponibilizado para as plantas (os ônibus passaram a circular com metade da capacidade) e aumentamos a oferta de veículos. Adotamos sistema de medição de temperatura dos funcionários antes do embarque e na entrada das unidades. Instalamos barreiras físicas nos postos de trabalho e estabelecemos distanciamento nas áreas de convivência, além de alterar horários e turnos a fim de reduzir a circulação de pessoas nos refeitórios e vestiários. Também foi criado um canal de acesso médico on-line para orientação aos colaboradores acometidos pelo vírus.
Desta forma a Marfrig segue firme cumprindo sua missão de alimentar o mundo, mas também de ajudar a cuidar das 30 mil vidas responsáveis pelo sucesso de seu negócio, de zelar pela saúde e pelo bem-estar de todos os seus colaboradores.
* Altemir Ferro Corrêa, médico do trabalho, diretor do Departamento de Saúde Ocupacional da Marfrig.
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