Da Redação – Com o objetivo de reconhecer e premiar jornalistas de todo o país que produziram reportagens sobre acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove o “Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi”. Os jornalistas brasileiros portadores do Registro Profissional no Ministério do Trabalho (MTB) podem inscrever até o dia 31 de outubro reportagens que tenham sido veiculadas entre janeiro de 2016 e agosto de 2018. O regulamento e a inscrição estão disponíveis no site.
Os participantes poderão inscrever até três trabalhos em diferentes categorias, sendo elas: impresso, rádio, TV e web. As reportagens inscritas serão analisadas por uma comissão julgadora que irá definir os três melhores trabalhos nas quatro categorias. As matérias deverão apresentar terminologia adequada e estarem de acordo com as recomendações da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia de premiação na capital paulista no dia 10 de dezembro.
O prêmio homenageia Rui Bianchi do Nascimento, jornalista e um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD), reconhecido por militar em movimentos sociais de pessoas com deficiência. O Brasil tem hoje mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse número ultrapassa 9 milhões.
Nenhum comentário on "Prêmio Rui Bianchi premia reportagens sobre acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência"