Programação tem atividades culturais e show do grupo Fundo de Quintal
Da Redação – Em comemoração aos 466 anos da cidade, a Prefeitura de São Paulo realiza no dia 26 de janeiro, a partir das 9h no Horto Florestal, zona norte, o evento que marca o início das atividades do Polo de Ecoturismo da Cantareira.
Presidido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o grupo de trabalho do Polo conta com a participação de 11 Secretarias Municipais e tem o objetivo de promover o desenvolvimento territorial da região por meio do ecoturismo, movimentando a economia local e a geração de renda.
Integrando a programação de aniversário do município, a ação promove shows de artistas musicais renomados, atividades físicas, trilhas, e oficinas gratuitas para a comunidade. “Com a ativação do Polo de Ecoturismo da Cantareira queremos levar ações que promovam o desenvolvimento econômico e a geração de renda na região, sem se descuidar da preservação do meio ambiente”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
A serra da Cantareira é uma das maiores florestas urbanas do mundo com quase 65 mil hectares, sendo detentora de um território rico em diversidade ecológica e animal. A região é um dos principais cenários de atividades agroecológicas, como o plantio de mudas e compostagem.
A comemoração do aniversário de São Paulo no Parque começa às 9h com a tradicional caminhada histórica do Horto Florestal. O trajeto terá como destaque a visita gratuita ao Museu Histórico Octávio Vecchi, detentor de um acervo em madeira rica em detalhes e réplicas de folhas e sementes de árvores. Em seguida, o evento segue com oficinas de massoterapia, realizadas pelo movimento Bengala Verde, apresentações de capoeira, além de oficinas de ecoturismo com os Escoteiros do Jaçanã. Atividades de gestão de resíduos sólidos e compostagem também farão parte do encontro, oferecidas pelo Instituto Akhanda.
O Observatório da Gastronomia, colegiado vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, também participa do evento, oferecendo a oficina de gostos e hábitos sustentáveis, promovendo a segurança alimentar e nutricional para crianças. Picolés naturais utilizando a poupa de frutas encontradas na mata atlântica, bem como a receita de sucos detox irão compor as atividades gratuitas.
Apresentações culturais
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a programação do evento será iniciada às 12h com música popular brasileira, danças tradicionais e apresentações de artistas locais, como a cantona Tereza Rocha e a poetisa Vânia Regina, além do grupo Samba da Pracinha. A DJ Suzy Seven agita o público durante os intervalos das atrações.
O destaque vai para o grupo de samba Fundo de Quintal, formado no final dos anos 70, que se apresenta a partir das 15h.
“Estamos promovendo uma ampla e incisiva ocupação cultural por toda a cidade. É preciso valorizar os artistas locais, o multiculturalismo e a memória afetiva que conecta a população ao seu território. A partir desses movimentos, as pessoas tendem a cuidar melhor da sua cidade, encontrar mais facilmente opções de lazer nas ruas e se relacionar melhor umas com as outras. Ações integradas como esta mostram como a força da arte, da cultura, do esporte e do desenvolvimento econômico criam um sentimento de pertencimento de toda a população com a nossa cidade”, explica o secretário Municipal de Cultura, Alexandre Youssef
Artesanato e food-trucks
Buscando fortalecer a economia local, o Sebrae SP – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas convidou artesãos da região para exposição e venda de produtos. Food trucks e barracas de alimentação também estarão presentes atendendo o público durante todo o evento, oferecendo lanches e salgados.
Confira a programação completa dos shows:
12h – 12h40: Apresentação do grupo Samba na Pracinha
13h – 13h40: Apresentação da cantora Teresa Rocha
14h – 14h40: Apresentação da cantora Vânia Regina
14h40 – 15h: Apresentação do Coral Guarani – Aldeia do Jaraguá
15h às 16h30: Show do grupo Fundo de Quintal
A DJ Suzy Seven agita o palco principal durante os intervalos das atrações.
Serviço – Aniversário de São Paulo no Horto Florestal, neste domingo (26), das 9h às 16h30, no Horto Florestal (Rua do Horto, 931)
Nenhum comentário on "Prefeitura faz evento no Horto Florestal pelos 466 anos de São Paulo"