Ações foram realizadas, ao longo desta semana, no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I)
Texto: Gabriela Maria – Foto: Gabriel Inamine (PMSBC)
Da Redação – Em ação alinhada ao “Dia Mundial de Conscientização ao Autismo” – celebrado no dia 02 de abril – a Prefeitura de São Bernardo realizou, ao longo desta semana, de segunda a sexta-feira (01 a 05/04), programa de conscientização e orientações sobre a síndrome. Palestras, rodas de conversa, um picnic e uma passeata foram ofertadas aos pacientes e familiares que são atendidos no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I).
“Estamos empenhados em tratar as doenças com singularidade e sempre incentivando os pacientes a frequentarem as unidades de saúde. Só assim, conseguiremos diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes para os nossos doentes. Queremos melhorar, cada vez mais, o atendimento, oferecendo sempre respeito e qualidade de vida”, pontuou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.
O autismo é um transtorno que afeta o sistema nervoso e prejudica a capacidade de comunicação e interação. Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), 1 a cada 160 crianças é diagnosticada com a síndrome. São Bernardo realiza cerca de 3.700 atendimentos por mês no CER e no CAPS I com pacientes autistas.
“Infelizmente, ainda existe muito preconceito em relação ao autismo. É uma síndrome pouco falada e que pode ter vários níveis, do leve ao gravíssimo. Cada paciente tem a sua singularidade e uma forma de compreender o mundo. Ainda não sabemos o que provoca a deficiência. Mas, sabemos que os pacientes diagnosticados necessitam de muito apoio e compreensão”, explicou a psicóloga do CER Silmara Castro.
Apoio que a pequena Giovana de 5 anos encontrou no grupo “Vir a Ser”, do Centro Especializado em Reabilitação. Na unidade, a paciente é assistida por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros. Bem como os demais pacientes do espaço.
“Minha filha ama este lugar, ela sabe o dia certo das consultas e faz questão de escolher a própria roupa. Além do tratamento médico, a Giovana recebe aqui dentro uma dose extra de amor e carinho. O CER faz parte de um modelo de saúde que dá certo nesta cidade”, disse Fabrício Araújo Santos, pai de Giovana.
Além da criança, os pais também são acolhidos no CER, com uma proposta de tratamento integrado. “Quando descobrimos o diagnóstico, eu e minha esposa tivemos plena certeza que Deus tinha nos dado uma missão. Além de ajudar a minha filha, eu me proponho a ajudar também outros pais a descobrirem mais sobre o que é o autismo. Aqui, nesta unidade de saúde, recebo todo o amparo necessário dos psicólogos, para continuar lutando. Só assim, conseguiremos ajudar na evolução dos nossos filhos. E eu sou muito grato por tudo isso”, complementou Santos.
Estrutura e investimentos – São Bernardo conta com uma ampla rede de saúde mental, composta por nove Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), oito residências terapêuticas, uma unidade de Pronto Atendimento Psiquiátrico, um Núcleo de Trabalho e Arte (Nutrarte) e o programa “Remando Pela Vida”. Por mês são realizados, em média, 16 mil atendimentos.
Ao todo, a cidade conta 460 profissionais sendo 32 psiquiatras, 17 psicólogos, terapeutas ocupacionais, monitores de oficina terapêutica, acompanhantes terapêuticos, assistentes sociais entre outros. Além disso, todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) possuem atendimento psicológicos e atendimento psiquiátrico, através de matriciamento, realizado por médicos generalistas.
Nenhum comentário on "Prefeitura de SBC fortalece a conscientização sobre o Autismo"