Prefeitura de São Caetano soluciona problemas e atendimentos da Ouvidoria caem 27%

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Humanista é uma pessoa com grande interesse pelos seres humanos. Meu cachorro é humanista.

Kurt Vonnegut.

Prefeitura de São Caetano soluciona problemas e atendimentos da Ouvidoria caem 27%

Os atendimentos formalizados na Ouvidoria de São Caetano em 2015 retrocederam 27% com relação a 2014. É o que mostra o balanço anual do setor, divulgado nesta semana. A queda é justificada pela solução dos problemas pela Prefeitura, especialmente os referentes à Saúde e aos Serviços Urbanos. “O gestor que ouve o seu povo erra menos. Por isso nosso governo incentiva a participação popular. Queremos que os moradores nos ajudem a identificar as falhas para resolvê-las. E o relatório da Ouvidoria mostra que estamos conseguindo”, ressalta o prefeito Paulo Pinheiro. O total de demandas caiu de 1.371 em 2014 para 1.000 em 2015. O setor que mais concentrou reclamações e sugestões foi a Saúde, cujos formulários recuaram de 153 para 124. O resultado pode ser explicado pelas ações pioneiras implantadas na área, como os Programas Fila Zero e Terceiro Turno. A queda mais acentuada proporcionalmente foi sobre os Serviços Urbanos, que passou de 65 para 38 atendimentos na Ouvidoria. Destaques na área são os Programas Asfalto Novo, Verde em Dia e Ilumina São Caetano, que contribuem significativamente para a boa conservação da cidade. O ouvidor municipal, José Quesada Farina, atribui a queda geral dos atendimentos à eficiência das ações da Prefeitura em diversos setores. A Ouvidoria Municipal de São Caetano é em canal direto de comunicação entre os cidadãos e a Prefeitura. Atua na mediação de conflitos entre o público (interno e externo) e a administração. A análise dos dados recebidos tem a finalidade de contribuir para o aprimoramento constante da qualidade e transparência da prestação dos serviços públicos e na melhora das relações entre o governo e a sociedade. Quaisquer reclamações sobre atitudes, procedimentos, cobranças, queixas ou irregularidades promovidas por órgãos da administração direta do município são recebidas pela Ouvidoria, que efetua o levantamento a respeito das manifestações realizadas junto aos setores envolvidos, monitorando cada um dos processos para que o munícipe seja informado e atendido com rapidez. Para reclamações, sugestões, elogios e denúncias, o morador deve comparecer à sede da Ouvidoria (Avenida Goiás, 600, 5º andar), ou entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@saocaetanodosul.sp.gov.br ou pelos telefones 4232-2932 e 0800-7579595.

Frase:

Recursos foram aplicados em ações que se configuram em respostas céleres aos anseios da população. Há, por exemplo, capacitações contínuas de funcionários, que contribuem para a melhora dos serviços

José Quesada Farina, ouvidor municpal de São Caetano, ao comentar a redução dos índices de reclamações dos munícipes sobre a administração municipal

Frase:

A designação de um número maior de policiais é fundamental para que a PM possa realizar seu trabalho de policiamento ostensivo com a habitual competência e eficácia que sempre nortearam sua atuação

Jorge Wilson Xerife do Consumidor, deputado estadual pelo PRB, ao comentar a sua indicação ao governo do Estado solicitando aumento da corporação da PM em São Bernardo

Deputado Xerife do Consumidor volta os olhos e atuação para o Grande ABC

o Grande ABC continua sendo um atrativo para candidatos e políticos de uma forma em geral. Até mesmo que não tem muita ligação com a região sempre dá um jeitinho de ‘trabalhar’ pelo ABC e, desta forma, ganhar visibilidade e, quem sabe, alguns votinhos. É o caso do líder do PRB, deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor, que apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo indicação solicitando ao Governador do Estado o aumento do efetivo da Polícia Militar de São Bernardo. O parlamentar pediu também providências urgentes visando à destinação de novos equipamentos para a Corporação. “A insegurança aflige sobremaneira os moradores de São Bernardo. O município, segundo dados do IBGE, conta com uma estimativa de crescimento no número de habitantes, de 765.463 em 2010 para 816.925 em 2015, o que impacta consideravelmente os índices de criminalidade da cidade e região” justificou o deputado. Segundo ele, apesar do aumento populacional, o efetivo da Polícia Militar de São Bernardo continua estagnado, com praticamente o mesmo contingente de policiais, número que lamentavelmente é insuficiente para atender as demandas do município. Para ele, também é fundamental investir na aquisição de novos equipamentos para que esses servidores possam desempenhar cada vez melhor as suas funções.


CHUMBO GROSSO

POUPATEMPO MAUÁ 1

  • Em visita à sede do governo do Estado, no Palácio dos Bandeirantes, o deputado Atila Jacomussi foi informado de que o Poupatempo Mauá será aberto ao público até o fim de abril. A informação foi dada pelo subsecretário de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, Júlio Semeghini, e pelo diretor do Poupatempo no Estado, Flávio Capeletti. Semeghini explicou que a Justiça rejeitou pedido de uma das licitantes para paralisar a concorrência de administração do Poupatempo Mauá. Com isso, o governo ficou livre para assinar o contrato em alguns dias. A partir da assinatura, o prazo para início de operação é de 60 dias. A unidade chegou a ter vários prazos para inauguração. O último foi estipulado para dezembro passado. “Mauá não pode mais esperar. O Poupatempo é um sonho que vai se tornar realidade, é uma conquista que fortalece o povo de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra”, comemorou Atila Jacomussi.

POUPATEMPO MAUÁ 2

  • A luta do deputado pelo Poupatempo Mauá começou em 2005, quando ele, na condição de vereador, garantiu a unidade móvel do Poupatempo que retornou em 2010. “Foram com os atendimentos realizados nesse período que conseguimos convencer o governo do Estado de instalar um posto fixo na cidade. Levei os detalhes da demanda ao deputado estadual Davi Zaia, que na época era o secretário estadual responsável pelos serviços”, completou Atila. A unidade está localizada no Centro, Rua Cineasta Glauber Rocha, e foi projetada para realizar até 2.300 atendimentos diários se serviços como emissão de carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais, consulta sobre veículos, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Secretaria da Fazenda, TRE (Tribunal Regional Eleitoral), Junta Militar, entre outros.

INFLAÇÃO OFICIAL 1

  • O empresário Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), comenta os números da inflação oficial divulgados pelo IBGE. De acordo com ele, é importante que a inflação comece a cair nos próximos meses para aliviar o orçamento das famílias, estimulando o consumo.

INFLAÇÃO OFICIAL 2

  • “Os dados do IPCA indicam que a inflação está sendo muito afetada pelos alimentos – especialmente aqueles que predominam na feira – e pelo reajuste das tarifas de transportes. Espera-se que daqui para frente não haja mais elevações de tarifas e tributos para que a inflação possa recuar gradativamente nos próximos meses”, diz Burti.

Donisete debate funcionamento do Poupatempo com subsecretário Julio Semeghini

O prefeito de Mauá Donisete Braga e o subsecretário de Tecnologia e Serviços ao Cidadão do Governo Estadual, Julio Semeghini, reúnem-se nesta quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, para acertar o cronograma de funcionamento do Poupatempo de Mauá. De acordo com o prefeito, o subsecretário se comprometeu a fazer esforços para que o Poupatempo comece a prestar alguns serviços do Estado, entre eles o da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), até que a questão jurídica que envolve a contratação de empresa terceirizada para a gestão geral do equipamento tenha um desfecho. A Prefeitura, que também levará serviços públicos para o local, deverá iniciar em breve o chamamento de cerca de 40 servidores aprovados no último concurso, realizado em 2014, para trabalhar na unidade. Serão contratados agentes e assistentes administrativos. A contratação dos demais funcionários é de responsabilidade da Prodesp, órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo. A Prefeitura fez sua parte cedendo o terreno e custeando o projeto executivo. As obras estão prontas há seis meses, no entanto a inauguração não ocorreu ainda porque a licitação para escolha da empresa que vai operar a unidade está parada na Justiça. No local, que contará com cerca de 16 guichês, será possível realizar serviços como consultas sobre débitos, emissão de certidões, entrada de recursos, solicitação de englobamento e desmembramento de áreas e retirada de entulhos, entre outras ações. O Poupatempo de Mauá está sendo construído em terreno de 10,8 mil m² cedidos pela Prefeitura, localizado na região central da cidade, na Rua Cineasta Glauber Rocha, Jardim Cerqueira Leite. A área construída será de 3.015 m², além de posto do Acessa-SP, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho e Ciretran, o equipamento vai disponibilizar uma série de serviços da Prefeitura, o que vai facilitar ainda mais a vida da população.

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