Prefeitura de São Caetano anuncia novidades no tratamento da obesidade

579 0

Da Redação – A cidade de São Caetano ingressa em uma nova era no tratamento da obesidade. Nesta quinta-feira, 1º de junho, foi realizada a primeira endoscopia bariátrica da cidade, no Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini. Ao divulgar o sucesso do procedimento, a Prefeitura também anunciou a criação do Centro Municipal de Obesidade e Distúrbios Metabólicos.

O prefeito José Auricchio Júnior falou sobre o cuidado com esses pacientes. “Em nossa outra gestão foram realizadas cerca de 300 cirurgias bariátricas e essas pessoas precisam de um acompanhamento. Com o Centro de Obesidade vamos retomar os atendimentos e oferecer um serviço de forma completa”, diz o prefeito.

A nova unidade reunirá um grupo médico multidisciplinar, com gastroenterologista, psicólogo, nutricionista, assistente social e cirurgião geral, entre outros profissionais que oferecerão uma atenção ampla. “Cada caso será cuidado exclusivamente e o tratamento poderá ser desde uma dieta até uma cirurgia bariátrica”, afirma a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Inicialmente o Centro de Obesidade, que é exclusivo para munícipes, poderá realizar 22 procedimentos por mês, porém com a entrega da revitalização do centro cirúrgico do Hospital Maria Braido, prevista para daqui seis meses, esse número será ampliado, com a inclusão das cirurgias. A unidade deverá iniciar o atendimento em um endereço próprio a partir do início de julho.

Endoscopia Bariátrica – O procedimento inédito realizado nesta quinta em São Caetano do Sul é também uma novidade em termos nacionais. Essa foi a oitava endoscopia bariátrica realizada no Brasil. Trata-se de um novo método desenvolvido por uma equipe composta por profissionais da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina do ABC. Trata-se de uma gastroplastia endoscópica, similar à cirurgia bariátrica, porém muito menos invasiva. O paciente tem alta no mesmo dia.

“São Caetano passa a ser uma vitrine para o Brasil. A cidade está de parabéns por oferecer um Centro de Endoscopia tão avançado, de nível internacional. Aqui funcionará também como um centro de treinamento para médicos de todo o país. Teremos um centro de assistência, pesquisa e ensino”, disse o gastrocirurgião e endoscopista Dr. Eduardo Grecco, da Faculdade de Medicina do ABC e responsável pelos procedimentos em São Caetano. No Brasil, mais da metade da população está acima do peso (52%) e destes, cerca de 17%  apresentam obesidade nos graus I, II e III.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prefeitura de São Caetano anuncia novidades no tratamento da obesidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *