Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Diretoria de Cultura, viabilizou um plano de parceria com a iniciativa privada que garantiu a restauração de três pianos, abandonados pela antiga gestão no Teatro Lauro Gomes – Rudge Ramos – e que estavam com vários danos. O contrato de manutenção foi firmado com a empresa Santos Varejista e Serviços em Piano Ltda e os serviços ficaram em torno de R$ 2.000,00, garantindo a restauração completa dos instrumentos, avaliados aproximadamente em R$ 80 mil cada um.
Os patrimônios públicos serão utilizados nos espaços culturais Teatro Martins Pena, Pinacoteca e Biblioteca Monteiro Lobato, onde recebem oficinas e eventos musicais. Proprietário da empresa, Ricardo dos Santos, que é se diz apaixonado por música, contou que ofereceu o serviço de forma gratuita para a Prefeitura, detalhando que é uma forma de agradecer o que a cidade já o ofereceu.
“Tenho muitos clientes na região e, sempre gostei dos espaços que vocês disponibilizam para os artistas. Ajudar a recuperar estes pianos, nos dá a ideia de que também estamos trabalhando no fortalecimento cultural que a gestão está fazendo”, discorreu.
O diretor de Cultura, Adalberto Guazelli, conduziu a parceria com a iniciativa privada e comemorou o resultado final. “Em conversa com o Ricardo, ele propôs levá-los para espaços que pudessem ser utilizados. Assim, deixar à disposição dos eventos musicais, como a Pinamusical e o Circuito Musical do Centro, que estão acontecendo na cidade. Mais um passo importante para a nossa Cultura. Todo mundo ganha”, destacou.
Fortalecimento – Uma das ações mais destacadas da nova gestão de São Bernardo, ao longo de cinco meses, é busca incessante pelo resgate cultural da cidade. Uma prova foi a luta por retomar o Pavilhão e Estúdio Vera Cruz, que estavam sob concessão de uma empresa ineficiente em vista do nome e da história do espaço.
Após a retomada do Vera Cruz, a administração passou a trabalhar pela recuperação do acervo cultural, muitos deixados por Amancio Mazzaroppi (1912-1981), que liderava as produções cinematográficas no local nos anos de 1950.
Uma iniciativa da Prefeitura garantiu a restauração do carro “Anastácio”, um dos mais famosos veículos utilizados por Mazzaroppi, também pela iniciativa privadas.
Nenhum comentário on "Prefeitura de São Bernardo resgata instrumentos musicais abandonados"