Texto: Gabriela Maria – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo vai intensificar a vacinação para Meningo C e HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14, a partir da próxima segunda-feira (19/03). O município adotou a recomendação da Secretaria de Saúde do Estado e irá disponibilizar as doses em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Em São Bernardo a vacina contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano) é oferecida desde 2014 para as meninas de 9 a 14 anos. Porém, desde o ano passado, as doses foram ampliadas também para os meninos de 11 a 14 anos. E o objetivo desta ação é elevar os índices e imunizações e proteger o público infanto-juvenil.
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, salientou que a adesão à campanha é uma forma de conscientizar à população. “A melhor forma de cuidar da saúde é prevenir as doenças se aproximem. A imunização também pode ser considerada um ato de amor. Por isso, precisamos que todos os pais levem seus filhos até as UBS e vacinem essas crianças. Uma simples dose, pode evitar graves doenças no futuro”, disse o prefeito.
Para o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, a medida incorporada pela Prefeitura é essencial para evitar ainda mais a proliferação de doenças. “São Bernardo realiza em média, 45 mil coletas de Papanicolau por ano. Cerca 3% desses resultados dão positivos para o HPV. Ou seja, as pessoas estão deixando de usar a camisinha e elevando os índices de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O HPV pode ocasionar câncer de colo de útero, pênis, vagina e orofaringe, por isso, precisamos proteger os nossos filhos”, explicou Reple.
Já a dose contra Meningo C também será oferecida para meninos e meninas de 11 a 14 anos. Essa vacina protege as crianças contra a meningite.
Para se vacinar, basta ir até uma UBS, portando um documento com foto e a carteirinha de vacinação. Se for menor de idade, deve estar acompanhado dos pais ou de um responsável. O horário de funcionamento será das 7h às 17h, na sala de vacina das unidades.
Esforço Concentrado – Além da campanha vacinal, a prefeitura realiza um trabalho constante com os Agentes Comunitários de Saúde. Os profissionais realizam busca ativa nos bairros e checam as cadernetas de vacinação. Se for constatada alguma falha, os profissionais encaminham os pacientes até as unidades de saúde.
Nenhum comentário on "Prefeitura de São Bernardo intensifica vacinação em crianças e adolescentes"