Texto: Kati Dias – Fotos: Omar Matsumoto (PMSBC)
Da Redação – Incentivar o desenvolvimento da indústria criativa e gerar uma nova cadeia econômica para São Bernardo. Este foi o objetivo da gestão do prefeito Orlando Morando ao retomar a administração do Centro de Audiovisual (CAV) e do Complexo Vera Cruz em 2017. O resultado dessa ação trouxe tranquilidade aos alunos e profissionais e tem gerado frutos, como a criação do projeto “Clip Cult”. Desenvolvida em parceria com a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, a iniciativa realiza a gravação e edição de videoclipes de artistas da região.
O projeto consiste na escolha, por meio de minuciosa curadoria de agentes culturais, de músicos e bandas de diversas vertentes culturais. A captação de imagem e de som é feita no Teatro Lauro Gomes, no Rudge Ramos, por alunos do CAV, sem custo para os artistas. Os alunos do CAV também fazem a edição, efeitos e videografismo. Em contrapartida, eles ficam responsáveis por se apresentar em um equipamento cultural, também sem custos para os cofres públicos.
“Mais do que investir em mão-de-obra especializada, esta gestão tem a preocupação em incentivar o empreendedorismo cultural. Nesta cadeia, todos ganham. O artista, os estudantes do CAV e a população de São Bernardo, que tem a oportunidade de conhecer os talentos de nossa cidade. Esse processo contribui com a geração de uma nova cadeia produtiva, pautada na criatividade, e com a revitalização dos Estúdios Vera Cruz”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
Em 2019, a Secretaria de Cultura e Juventude fará um chamamento via edital para que os interessados se inscrevam. Os trabalhos deverão ser selecionados por meio de curadoria. Até o momento foram produzidos 11 videoclipes. Até o fim deste ano, serão 22 clipes. “É um ganha-ganha. Ganha o artista que poderá divulgar seu trabalho com um videoclipe de qualidade, os estudantes do CAV são colocados na prática de produção e a Cultura da cidade é fortalecida, pois, além de se apresentar nos espaços culturais da cidade, contribuímos com a formação de plateia”, disse o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli.
GESTÃO SÉRIA – Inaugurado em 2012, o CAV é um programa desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo por meio de convênio com o Ministério da Cultura. Em 2015, a antiga administração assinou um contrato com a Telem SA, empresa que ganhou a concessão do complexo Vera Cruz e do CAV por 30 anos. Após uma gestão desastrosa, com uma série de problemas envolvendo a parceria, inclusive com a má gestão do CAV, a Prefeitura retomou a administração de ambos os espaços.
Além das aulas regulares nos cursos de Cine/TV e Animação, com duração de três semestres, o espaço também tem realizado oficinas gratuitas de linguagem audiovisual abertas ao público em geral. “Esta administração tem feito uma gestão séria dessa parceria, apesar de todos os desafios e dificuldades impostas pela situação financeira herdada no passado. Tanto a realização de mais um processo seletivo e de novas oficinas de férias mostra que este governo tem o objetivo de manter o programa de forma consistente e continuada”, explicou o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli.
Nenhum comentário on "Prefeitura de São Bernardo incentiva a indústria criativa na região"