Programa de Orientação Odontológica Multriprofissional Materno-Infantil é responsável pelo atendimento de todas as gestantes da rede de saúde
Texto: Vivian Rossi – Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC
Da Redação – Com novos protocolos, a Prefeitura de São Bernardo implantou, nesta segunda-feira (28/03), o novo Programa de Orientação Odontológica Multriprofissional Materno-Infantil (Proomi), do departamento de Atenção Básica, responsável pelo acompanhamento de todas as gestantes que utilizam a rede de saúde municipal, desde a primeira consulta de pré-natal até os 6 anos completos de seus filhos.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a elaboração dos novos protocolos surge com intenção de padronizar o atendimento multidisciplinar e estabelecer uma interface do Proomi com os manuais da Linha de Cuidado Materno Infantil (LCMI), dentro da Atenção Primária à Saúde (APS), e com o manual de ciclos de vida da Divisão de Saúde Bucal.
“Quando a gestante dá entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) para sua primeira consulta de pré-natal, ela automaticamente é inserida no acompanhamento odontológico, o que faz toda a diferença durante sua gestação e a partir do nascimento do seu filho. Vimos ao longo do tempo que as mães com a boca saudável geram indivíduos mais saudáveis para toda a vida. Essa é a grande missão do Proomi em São Bernardo”, explicou Dr. Geraldo.
Dentre os serviços ofertados no programa estão o Plantão Amamentação, em que a mãe conta com um espaço e um profissional de referência na UBS, voltado para esclarecimento de dúvidas acerca do aleitamento materno, escuta qualificada e acolhimento de demandas, e a Equipe de Boas-Vindas, que faz o agendamento da primeira consulta do recém-nascido em até 7 dias de vida no Hospital Municipal Universitário (HMU). Além disso, há grupos de trocas de saberes entre as gestantes-gestantes e gestantes-profissionais, com acompanhamento da equipe multiprofissional.
Para o diretor de Saúde Bucal de São Bernardo, Dr. Mario Chekin, esta nova versão do programa, além de mais completa, vai proporcionar à rede um conhecimento maior do paciente como um todo para o município, com a possibilidade de melhorar os indicadores. “São Bernardo já oferta um tratamento de qualidade em sua rede de saúde. O que queremos com a implantação dos novos protocolos é investir ainda mais neste acolhimento”, reforçou.
CADEIRAS ODONTOLÓGICAS – Em março, a Prefeitura de São Bernardo instalou 15 novas cadeiras odontológicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo sete delas no Jardim Ipê e oito no bairro União. A verba para aquisição dos novos equipamentos foi concedida pelo Ministério da Saúde, pelo bom desempenho do município na área de Saúde Bucal, durante a pandemia, com a expansão das equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF).
No início de 2017, o município dispunha de apenas 40 equipes de Saúde Bucal na ESF. Em 2019, o número aumentou para 80. Atualmente, são 111 equipes trabalhando na cidade. Esta é a terceira vez que a atual gestão investe na compra de cadeiras odontológicas, com entrega total de 97 unidades nas 33 UBSs.
Nenhum comentário on "Prefeitura de São Bernardo amplia ação de acompanhamento odontológico de gestantes"