Atividade faz parte do programa Diadema de Dandara e Piatã, que vai proporcionar ensino de história e cultura africana e indígena para estudantes do ensino fundamental; aulas começam em setembro
Texto: Aline Melo – Foto: Adriana Horvath
Da Redação – O Departamento de Formação e Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação de Diadema realiza na próxima terça-feira, dia 30 de agosto, no Clube Okinawa, o Seminário Indígena Resistir para Existir.
A atividade, que vai contar com a participação de duas comunidades indígenas e com a presença de lideranças da Aldeia Guarani Guyrapaju, de São Bernardo, e Paranapuã, de São Vicente, é uma ação do programa Diadema de Dandara e Piatã, que vai proporcionar ensino de história e cultura africana e indígena para estudantes do ensino fundamental, em cumprimento às leis 10.639/2003 e 11.645/2008.
As leis 10.639/2003 e 11.645/2008 tornaram obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do Brasil. A Prefeitura de Diadema tem convocado novos professores para a rede, a fim de se adequar à lei, e promovido formações específicas com os docentes. Promover a correta aplicação e execução das leis foi um compromisso assumido pelo prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior. O programa Diadema de Dandara e Piatã prevê uma hora aula por semana a todos os estudantes do ensino fundamental e as aulas começam em setembro.
Durante o seminário serão feitos relatos de práticas pedagógicas e comunitárias, a fala dos caciques das duas aldeias, além de um debate com integrantes das comunidades indígenas e da indigenista (pessoa que atua em prol das populações indígenas perante os órgãos políticos e públicos responsáveis pela integração, proteção e cultura desses povos) Iraíde Ribeiro. “Vamos debater o marco temporal (tese jurídica que defende uma alteração na política de demarcação de terras indígenas no Brasil) e outras questões que afetam essa população”, explicou uma das coordenadoras do programa Dandara e Piatã, Vivian Viegas.
SERVIÇO
Seminário Indígena Existir para Resistir
30 de agosto, 8h30
Centro Cultural Okinawa
Avenida Sete de Setembro, 1670, Centro
Nenhum comentário on "Prefeitura de Diadema promove seminário indígena no Centro Cultural Okinawa dia 30/8"