Reunião do Bora Participar lotou o auditório do Quarteirão da Saúde; mais GCMs, câmeras de videomonitoramento e totens são estratégias para coibir a violência
Da Redação – O quarto encontro do programa Bora Participar, realizado na região central de Diadema na noite desta terça-feira (10), focou nas ações da Prefeitura para reduzir os índices de insegurança no Centro da cidade. O assunto pautou a prestação de contas da administração e também as demandas da população presente no auditório do Quarteirão da Saúde.
Padre Hamilton, da Paróquia Cristo Rei, disse que os primeiros passos estão sendo dados em relação às demandas sobre segurança e transporte por ele apresentada. Para solucionar o longo tempo de espera pelos ônibus, que chega a 40 e 50 minutos, as linhas 20 e 35 terão aumento da frota.
E várias ações serão realizadas ainda neste ano para reduzir o número de roubos na cidade, entre elas a contratação de 100 GCMs, a compra de mais equipamentos, viaturas e motos, e ainda o retorno do sistema de videomonitoramento com 72 câmeras. Serão instalados 25 totens – um deles na rua Coimbra – com seis câmeras em alta definição e monitoramento 24 horas, com capacidade de registrar cenas em um raio de até 1 km.
Padre Hamilton deixou o encontro satisfeito com os encaminhamentos dados. “Só de a Prefeitura abrir espaço para o povo já está ótimo”, comentou.
As pessoas pediram calçadas mais acessíveis, criação de uma economia da cultura, mais iluminação, menos entulho na cidade e melhor atendimento na saúde. Também foram feitas sugestões, entre elas o desenvolvimento de campanhas de doação de sangue, a realização de corridas de rua e de um torneio entre moradores dos condomínios.
Realizações na cultura e em outros setores
Renato Alves pediu o incremento das políticas para o setor cultural. Agora que a pandemia dá sinais claros de redução de casos e mortes, ele quer mais espaços voltados à cultura, para que a população tenha acesso a ela de forma mais direta e para que os profissionais do setor sejam valorizados. Ele comentou que a Prefeitura retomou as ações culturais, e quer seu incremento para a geração de renda aos artistas locais.
No encontro, ele ficou sabendo que as 17 oficinas do Centro Cultural Diadema atendem 685 pessoas, a Casa da Música realiza 46 oficinas com 751 atendimentos, e que neste mês de maio estão sendo realizados 22 eventos culturais na biblioteca, no Museu de Arte Moderna, no Teatro Clara Nunes e no Centro de Memória. E vem aí o projeto Entre Tons para valorizar a MPB, o Jazz, o Blues, a música regional e o hip-hop.
Todos os setores estão sendo contemplados. Para acabar com o entulho, a Prefeitura tem recolhido o descarte ilegal e vai criar o Ecoponto Maria Eleonor, com fortalecimento das cooperativas para a implantação da coleta seletiva em toda cidade. O Quarteirão da Saúde retomou as cirurgias ambulatoriais e os exames laboratoriais, abriu a Rede Lucy Montoro e implantou o Ambulatório DiaTrans. E vem aí o Novo Hospital Municipal, o Hospital de Urgência, a reestruturação do SAMU, e o novo Pronto Socorro Central.
Na região central, 13 EMEBs foram beneficiadas com o programa Escola Bem Cuidada, o Parque do Paço será revitalizado, e 2.300 pessoas estão participando do Programa Mulheres em Movimento, das aulas de futebol de campo, vôlei, futsal, basquete, vôlei, karatê, yoga, skate, capoeira e pilares. A Prefeitura vai reformar o Banco de Alimentos e está recuperando o sistema de drenagem da Rua José Bonifácio com a Rua Tupiniquim.
Ao final do encontro, Patty Ferreira, vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, agradeceu a presença de todos. “Com a participação e colaboração de vocês, traçamos o caminho correto e buscamos fazer o melhor trabalho possível”, concluiu.
Nenhum comentário on "Prefeitura apresenta ações na área da segurança na região central de Diadema"