Da Redação – O Poupatempo inicia o ano com uma novidade tecnológica para levar serviços aos cidadãos, sem que eles precisem ir até um dos postos de atendimento. Os totens de autoatendimento, já em uso há dois anos nas principais unidades, agora foram instalados em 28 shoppings e supermercados da Capital, Grande São Paulo, cidades do interior e duas estações do Metrô (Paraíso e Vila Prudente).
Os totens são equipamentos que combinam tecnologias de interação e conexão e facilitam o acesso a informações e serviços. Nos últimos dois anos, desde que os primeiros equipamentos chegaram aos 18 maiores postos Poupatempo, cerca de 5 milhões cidadãos já solicitaram serviços diretamente por este novo canal, sem necessidade de passar pelas mesas de atendimento.
Oferecendo acesso mais fácil para o cidadão, os totens permitem solicitar serviços como a emissão e impressão gratuita do Atestado de Antecedentes Criminais e a solicitação de segundas vias da CNH e do RG, para quem já passou pela coleta biométrica no Poupatempo nos últimos três anos. As taxas podem ser pagas com cartão de débito no equipamento e o RG ou a CNH são enviados pelos Correios.
Os totens também apresentam vantagens operacionais para a Prodesp, empresa de processamento de dados do Governo de São Paulo responsável pela gestão do Poupatempo, contribuindo para reduzir a demanda presencial, hoje em torno de 200 mil pessoas por mês.
Para os shoppings e supermercados onde os equipamentos estão instalados, a vantagem é a oferta de mais serviços, o que contribui para a atração de clientes ao espaço de compras e lazer.
Os testes com os equipamentos instalados fora do Poupatempo serão realizados por três meses. O plano da Prodesp e do Poupatempo é avaliar a demanda, agregar mais serviços aos equipamentos e espalhar totens em outros centros de compras e outros locais de grande fluxo de pessoas nos municípios paulistas para aproximar o Estado do cidadão e facilitar o acesso da população aos serviços públicos.
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