Da Redação – O setor têxtil e de confecções é estratégico para a economia nacional. Apesar dos desafios e da queda do desempenho das indústrias e do varejo, as 33 mil empresas do País na área empregam 1,5 milhão de trabalhadores e somaram, juntas, faturamento de R$ 121 bilhões em 2015. No último ano, o setor recebeu R$ 2,5 bilhões em investimentos. Mesmo com saldo negativo da balança comercial, em -US$ 4,75 bilhões, o Brasil exportou para mercados como Argentina, EUA e Paraguai US$ 1,1 bilhão.
Os dados foram apresentados pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Rafael Cervone, durante a Conferência sediada, na noite desta quinta-feira, dia 01, no Centro Universitário FEI. O evento reuniu cerca de 70 pessoas, entre estudantes, profissionais e empresários do setor. O especialista apontou o potencial global para as empresas da área. “O setor não vai acabar. Vai continuar pujante. Há uma janela e oportunidades para retomar o crescimento”, declarou.
De acordo com dados da Organização Mundial do Comércio, em 2014 as empresas brasileiras ficaram na 24ª colocação entre os maiores exportadores do setor têxtil, com US$ 883 milhões. Em contrapartida, ficou na 13ª posição entre os maiores importadores, chegando à marca dos US$ 4 bilhões. Naquele ano, o mercado global movimentou US$ 800 bilhões.
A baixa confiança da classe empresarial justifica a queda de cerca de 30% dos investimentos. Um dos caminhos para fortalecer o setor é estimular a competitividade do Brasil. “Cerca de 70% dos problemas que enfrentamos devem ser resolvidos aqui dentro. Não estão somente relacionados à concorrência desleal do mercado global”, opinou.
Presente na abertura da Conferência, o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, Carlos Alberto Gonçalves, representando o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, prefeito Luiz Marinho, falou sobre a importância da regionalização dos debates e do papel dos arranjos produtivos locais para movimentar a economia.
“Os APLs reúnem atores de um determinado segmento que colocam na mesa problemas comuns e buscam soluções. As oportunidades que estão sendo criadas mostram que num momento de dificuldade é fundamental manter o dialogo e o comprometimento”, declarou.
Representando o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Joaquim Celso Freire, o secretário executivo da entidade regional, Giovanni Rocco, colocou como prioritário o estímulo à inovação e à tecnologia para contribuir com o crescimento do setor. “E não somente em equipamentos, mas também em processos e com investimentos em capital humano”, afirmou.
Durante o evento, a diretora do Departamento Jurídico do Sindivestuário, Maria Thereza Pugliesi, falou sobre rotinas trabalhistas, além de normas e cuidados relacionados à contratação de profissionais e subcontratação de serviços terceirizados.
O coordenador do Arranjo Produtivo Local (APL) Têxtil e de Confecções do Grande ABC, Antonio Valter Trombeta, apresentou ações realizadas pelo grupo e dados sobre o setor na região.
Programação do ABC Fashion: No dia 28 de setembro, das 18h às 21h, o Golden Square Shopping (Av. Kennedy, 700 – SBC), receberá desfile de coleções e peças produzidas por empresas que compõem o APL Têxtil e de Confecções do Grande ABC e do Grupo VIC (Vestindo e Investindo Confeccionistas do ABCDMRR).
O ABC Fashion 2016 teve início no último dia 23. Na abertura do evento, que contou com palestra sobre “Tendências para o Mercado da Moda e Confecção” e apresentação sobre o Arranjo Produtivo Local Têxtil e de Confecções do Grande ABC, a importância de inovar para superar desafios comuns do setor foi destacada. A série de atividades voltadas às empresas do setor tem evento de encerramento previsto para outubro.
Sobre o ABC Fashion: A Conferência é parte da programação do ABC Fashion 2016, iniciativa do APL Têxtil da região. A primeira edição do evento foi realizada em 2015, por meio de parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo. Neste ano, as atividades foram regionalizadas com o apoio do GT Turismo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, realizadora do evento. O ABC Fashion 2016 conta, também, com a parceria da Anhanguera, Centro Universitário FEI, Golden Square Shopping, Sebrae SP, Senac, Sindivestuário e grupo VIC.
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