Unidades Básicas abriram as portas para receber crianças, jovens e adultos durante o Dia D
Da Redação – Jenniffer Palazon Zavitoski aproveitou o Dia D de Multivacinação, Poliomielite e repescagem covid-19, em Diadema, para levar seus filhos Fernando e Matheus à Unidade Básica de Saúde (UBS) São José para avaliação da carteirinha. Fernando, de 12 anos, tomou doses contra a covid-19, influenza e HPV, já Matheus, de 8 anos, recebeu a proteção contra a covid-19 e gripe. “Sou responsável pela saúde deles, então tem que trazer para vacinar e ficar com as vacinas em dia”, afirmou Jenniffer.
Segundo dados do Programa Municipal de Imunização foram aplicadas 3.602 doses no total, sendo 738 doses contra paralisia infantil (o que permitiu um aumento de 3% da cobertura), 1.121 contra covid-19 e 1.248 contra a gripe influenza. Além disso, 744 crianças e jovens tiveram a caderneta de vacinação avaliada e, desses, 495 atualizaram as doses em atraso.
Segundo Cristiane Lopes, apoiadora da Atenção Básica, além da vacinação nas UBSs e busca ativa dos faltosos nos territórios, as unidades aproveitaram o sábado para realizar outras ações. “Algumas unidades aproveitaram ainda para otimizar o sábado de campanha para realizar as vinculações do Auxílio Brasil como realização de marcadores de consumo alimentar (745 avaliações), pesagem das crianças (850 pesagens), oito inserções de dispositivo intrauterino (DIU), 26 coletas de Papanicolau, além de 133 ações de saúde bucal e inserção de 852 guias no SIS Reg. Também foram feitas ações de sensibilização sobre a campanha Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio) concomitante com a campanha de vacinação.
“Isso que é engajamento em prol de uma coisa nobre: vacinar nossas crianças e nossa população. Parabéns aos profissionais”, afirmou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cristina Marins.
Proteção contra a covid-19
Maria Cristina Souza Laurentino levou a pequena Marina Souza Laurentino para receber a primeira dose da vacina contra a covid. “Já tenho as quatro doses faz tempo e se tiver a quinta liberada para minha idade, eu tomo. Não via a hora da Marina também poder receber. Sei bem o que é a doença, vi pessoas se afastando no trabalho, ficando doentes, vi pessoas morrendo. Não é brincadeira, tem que se cuidar e vacinar. Antonia Cristina foi tomar a quarta dose e levou Natasha Lais de Lima Gama para receber a primeira dose. “Todos estavam vacinados em casa, só faltava ela”.
Quem pode se vacinar
As campanhas de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação seguem até o dia 30 de setembro em todas as Unidades Básicas. A vacina contra a paralisia infantil é destinada a crianças de um a quatro anos. Para receber a vacina, a criança precisa ser levada por um responsável e é preciso apresentar caderneta de vacinação e documento de identidade do menor.
Já a Multivacinação, voltada aos jovens até 15 anos, promove a avaliação da caderneta de vacina e a atualização das doses em atraso. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal contra doenças preveníveis.
O imunizante da covid-19 está disponível para crianças de três e quatro anos de idade com comorbidades, crianças entre cinco e 11 anos e pessoas a partir de 12 anos. Para receber as doses (D1, D2, D3, D4 e D5, de acordo com as regras para cada grupo) é importante ter em mãos documento de identidade com foto e número do CPF e comprovante de dose anterior (caso não seja a primeira dose). Apenas pessoas de 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão podem receber a quinta dose. Caso o indivíduo tenha fica imunossuprimido após a quarta dose, é preciso apresentar documentação que comprove a condição de saúde.
A vacina contra covid-19 também continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira. Confira endereços e horários em http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.
Nenhum comentário on "População comparece às UBSs de Diadema para se proteger contra covid-19 e poliomielite"