Polo na Comunidade orienta sobre uso seguro do botijão de gás

1284 0

Da Redação – Vazamentos de gás e incêndios são riscos que podem ser evitados mediante o uso seguro do botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha. A informação é da Ultragaz, que neste sábado (5) ministrou palestra para grupo de moradores do Parque São Rafael, em São Paulo, a convite do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC).

O encontro marcou o início do programa de palestras Polo na Comunidade, organizado pelo COFIP ABC, por meio do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), com o foco de conscientizar a população do entorno para a adoção de boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente. O CCC é um fórum de relacionamento formado pelas indústrias associadas e comunidades vizinhas ao Polo, com o objetivo de ampliar as oportunidades de diálogo.

Na palestra, Ismar Oliveira, técnico da Ultragaz, utilizou botijão em corte e fez demonstrações práticas em painel simulador de gás para orientar sobre cuidados necessários ao transportar, armazenar, manusear e instalar o botijão de GLP, bem como seus componentes. “Quase 100% das ocorrências envolvendo gás de cozinha são causadas por uso inadequado”, alertou.

O grupo pode esclarecer uma série de dúvidas e observar a demonstração de uma ocorrência de acidente, por meio de um aparelho simulador de explosão em ambiente doméstico. “Caso haja desconfiança de vazamento de gás, nunca se deve acender a luz ou ligar qualquer equipamento que produza faísca, sob o risco de acontecer uma explosão”, orientou Oliveira.

Marco Molina, gerente de Produção da Ultragaz, considera o trabalho de conscientização um papel fundamental da empresa. “Para a Ultragaz, que possui mais de 80 anos de mercado, é importante conversar diretamente com o usuário final sobre o GLP, um recurso excelente para a saúde e o bem-estar da população, mas que precisa ser utilizado com segurança”, afirmou.

Polo na Comunidade – Por meio do CCC, o COFIP ABC organizará até outubro mais palestras da primeira edição do programa de relacionamento, destinado à população do entorno do complexo industrial, nos municípios de Mauá (Jardim Silvia Maria e Jardim Sonia Maria), Santo André (Capuava e Santo Alberto) e São Paulo (Parque São Rafael). “A proposta é fomentar o compartilhamento de informações sobre medidas adotadas pelas empresas associadas, com foco no tripé saúde, segurança e meio ambiente, que possam ser aplicadas ao cotidiano da população, sejam nos domicílios, equipamentos públicos ou locais de trabalho, e gerar resultados positivos”, explica Francisco Ruiz, gerente técnico do COFIP ABC.

SOBRE A ULTRAGAZ – Com mais de 80 anos, a Ultragaz foi a primeira empresa de GLP engarrafado e de venda a granel no País. Hoje a companhia possui 18 bases de engarrafamento e outras 25 de estocagem e distribuição no território nacional. A Ultragaz fornece mais de 1,7 milhão de toneladas de GLP para mais de 11 milhões de domicílios e cerca de 52 mil clientes empresariais. Sua rede de revendedores parceiros conta com cerca de 5,8 mil lojas. Com mais de 3,6 mil funcionários, seu faturamento em 2016 foi de R$ 5,37 bilhões.

SOBRE O POLO INDUSTRIAL – O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

SOBRE O COFIP ABC – O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 12 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Polo na Comunidade orienta sobre uso seguro do botijão de gás"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *