Policlínica Centro realiza 40 mil consultas em dois meses de atendimento

569 0

Da Redação – “Os profissionais que atuam na unidade estão acima de qualquer padrão de qualidade. Com o término das obras, os serviços ficaram ainda melhores, com boas acomodações e agilidade no atendimento.” Esse é, segundo a representante comercial Neuraci de Matos Cunha, o resultado das intervenções que a Prefeitura de São Bernardo realizou no antigo Ambulatório de Especialidades Médicas, cujo prédio foi reformado e ampliado para ser transformado em policlínica. Localizada no Baeta Neves, a unidade, em dois meses de funcionamento, contabiliza 40 mil consultas nas 24 especialidades médicas disponibilizadas à população.

A Policlínica da região central é o maior centro de especialidades ambulatoriais da rede municipal. O edifício foi ampliado em 770 metros quadrados, passando a ter 3.286 m2. A população tem acesso a várias especialidades, tais como cardiologia, pneumologia, endocrinologia, dermatologia e infectologia, entre outras. A unidade é referência para o município nas especialidades de  oftalmologia, acupuntura, urologia em Doenças Sexualmente Transmissíveis, reumatologia, alergologia, infectologia, geriatria, hematologia, hepatologia e especialidades pediátricas. Além disso, abriga os Programas de Controle de HIV/Aids/Hepatites e de Tuberculose e Hanseníase.

A policlínica realiza, ainda, nove exames (eletrocardiograma, MAPA/Holter, phmetria, manometria, mamografia, ultrassom, espirometria, densitometria óssea e testes de alergia), serviços de reabilitação e distribuição de medicamentos especiais. A diretora do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Débora do Carmo, explica que os atendimentos na unidade são feitos por meio de agendamento e encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pela Central de Regulação, mas há serviços que atendem sem agendamento, como o Centro de Testagem e Aconselhamento, do programa de Controle de HIV/Aids.

Para que haja ainda mais agilidade nos serviços, Débora diz que está sendo realizado um trabalho de matriciamento da fila de espera para consultas em especialidades, “Em alguns casos, o paciente precisa de uma consulta de retorno para avaliação de algum exame. Em vez de passar com o médico, o enfermeiro pode verificar o resultado e orientar o paciente”, afirma. Segundo a diretora, algumas filas de espera já foram zeradas por conta desse trabalho, como é o caso da de fisioterapia, que tinha fila de três meses de espera.

Além da Policlínica Centro, o município conta com outra unidade semelhante, no Alvarenga.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Policlínica Centro realiza 40 mil consultas em dois meses de atendimento"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *