Polícia Federal faz operação contra desvios de verbas do Museu do Trabalho de SBC

534 0

Da Redação – A Polícia Federal cumpriu 32 mandados judiciais na manhã desta terça-feira (13) na Operação Hefesta, que tem como objetivo desarticular um esquema de desvio de recursos do Ministério da Cultura para a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador de São Bernardo. A estimativa é a de que R$ 7,9 milhões tenham sido desviados.

No total, oito mandados de prisão temporária, oito de condução coercitiva e 16 de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Santos, no ABC, Barueri, Rio de Janeiro e Brasília. Residências, empresas e secretarias municipais de Obras, Cultura e Administração de São Bernardo foram alvo da operação.

O secretário de Obras, o sub-secretário de Obras, o secretário de Cultura de São Bernardo e mais cinco empresários foram presos. Por meio de nota, a Prefeitura de São Bernardo informou que “é a maior interessada em que tudo seja esclarecido e está à disposição das autoridades competentes para fornecer as informações necessárias. A Prefeitura tem certeza que nenhum desvio institucional foi cometido nesta obra”, diz o texto.

Cerca de R$ 300 mil e dois carros importados, um Porsche e um BMW, foram apreendidos. A operação ganhou o nome de Hefesta porque remete ao deus grego Hefesto, do trabalho e da metalurgia. O inquérito foi instaurado pela PF a partir de informações divulgadas pela imprensa em novembro de 2014, indicando atraso e possíveis fraudes na construção do museu. A obra começou a ser feita em 2012 e deveria terminar em nove meses, mas até hoje não foi concluída.

Segundo a PF, houve desvio de recursos de projetos da Lei Rouanet e convênios do Ministério da Cultura com a Prefeitura de São Bernardo. Há indícios de superfaturamento de projetos, subcontratação ilegal de empresas sem licitação e duplicidade de objetos nos projetos de captação.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Polícia Federal faz operação contra desvios de verbas do Museu do Trabalho de SBC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *