* Caio Bruno – No último dia 2/12, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entrevista ao podcast Podpah, o maior do ramo no Brasil com aproximadamente 4 milhões e meio de inscritos e com quase 400 milhões de visualizações. O bate-papo que teve duração de duas horas e meia até o momento teve mais de 7 milhões de visualizações e rompeu duas bolhas: a do meio político e a do público desse formato, majoritariamente jovens até 20 anos.
Os podcasts originalmente são conteúdos de áudio com uma estrutura semelhante a de um programa de rádio tradicional em formato de entrevistas ou dissertações sobre temas específicos ou gerais. Após certo tempo, migraram para o Youtube já como vídeo, mantendo a proposta original e durante a atual pandemia alcançaram grande popularidade no Brasil.
Claro que a participação de Lula não foi a primeira de um político nesse tipo de veículo. Diversas figuras do meio das mais variadas correntes e partidos já concederam entrevistas à diversos podcasts, mas a do ex-presidente se diferencia pelo alcance atingido e coloca no radar a importância desse formato para as eleições gerais de 2022.
É um negócio bom para ambas as partes: para os futuros candidatos, que conseguem dialogar com um público que dificilmente consome os meios tradicionais e mantém certa distância da política e para os podcasts que aumentam ainda mais o seu alcance, o que se traduz obviamente em crescimento financeiro.
Um conselho para você que pretende ser candidato ou já é detentor de mandato. Coloque os podcasts em seu planejamento de comunicação.
* Caio Bruno é jornalista e especialista em Marketing Político
Nenhum comentário on "Podcast: mais uma forma de comunicação política"