Plano Diretor de Turismo traça estratégias para alavancar o setor em São Bernardo

1108 0

Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, sancionou neste mês o Plano Diretor de Turismo, que contempla ações e estratégias previstas para serem executadas até o ano de 2020, voltadas à ampliação do potencial do segmento na cidade. O documento também engloba análise sobre o panorama atual do turismo no município, marcado tanto pelo caráter industrial quanto por seus atrativos ecológicos, históricos e culturais.

Entre as principais diretrizes do documento está a constante busca de recursos junto às iniciativas públicas e privadas e a “conscientização turística” entre os moradores e empresários. Também é proposta a introdução da temática do turismo como matéria transversal na educação básica e fundamental, assim como a promoção de campanhas que despertem a autoestima e hospitalidade da sociedade são-bernardense, bem como a adoção de posturas de cidadania, preservação ambiental e de valorização da cultura e do esporte.

Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, por meio do departamento de Turismo e Eventos, o documento também prevê ações conjuntas com a secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, com o Ministério do Turismo e com entidades ligadas ao setor, inclusive universidades locais. Contempla ainda projetos de revitalização da Cidade da Criança, fomento ao ecoturismo e expansão do Turismo Industrial.

“O Plano Diretor de Turismo é um importante instrumento balizador das ações de desenvolvimento sustentável do setor, com a iminente transformação de São Bernardo em município de interesse turístico”, destacou o prefeito de São Bernardo.

“Com a ampla participação do Conselho Municipal de Turismo, as ações tendem a se concretizar de uma forma mais dinâmica”, ressalta o chefe da divisão de Turismo e responsável pela elaboração do documento, Fernando Bonisio.

Turismo Industrial – Um dos carros-chefes para atração de visitantes da cidade é o Turismo Industrial, baseado em visitas monitoradas a empresas e indústrias da cidade, para promoção de conhecimento sobre a estrutura das unidades, a forma de produzir e as tecnologias empregadas em cada processo produtivo.

O programa recebe cerca de 230 pessoas a cada mês e visa exaltar o perfil industrial da cidade como braço turístico e ao mesmo tempo aquecer o mercado hoteleiro e gastronômico de São Bernardo, por meio de parcerias com hotéis e bares do município. Lançado em 2013, o programa já é considerado referência no Brasil e atrai visitantes de outros Estados e de países como Paraguai, Portugal, Peru, Estados Unidos, Uganda, índia, Holanda e Colômbia. Hoje, o programa conta com 11 importantes empresas parceiras.

A cidade também dispõe de importantes atrativos como o Parque Estoril “Virgílio Simionato”, no Riacho Grande, primeira unidade de conservação que une Mata Atlântica, Represa Billings, fauna silvestre, e abriga o Zoológico Municipal e a Escola Livre de Sustentabilidade. Conta com teleférico, pedalinho, stand up paddle e caiaques, trilhas para caminhada, viveiro escola, jardim sensorial, área de piquenique, área de banho, estacionamento, lanchonetes e museu de arte ao ar livre.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Plano Diretor de Turismo traça estratégias para alavancar o setor em São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *