Contagem regressiva para inauguração foi anunciada na tarde desta segunda-feira (13) pelo prefeito Orlando Morando
Texto: Kati Dias – Crédito-foto: Omar Matsumoto (PMSBC)
Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, oficializou na tarde desta segunda-feira (13/05) a data de entrega da obra do Piscinão do Paço: 20 de agosto – aniversário da cidade. O prazo é a contagem regressiva exata de 100 dias e efetiva a conclusão do maior projeto de combate às enchentes na região do Centro.
A confirmação põe fim a um antigo drama da cidade, uma vez que o projeto se tornou emblemático pela situação de abandono, ocasionado pela gestão anterior. O vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, acompanhou a agenda.
“O Piscinão do Paço é um grande símbolo de obra abandonada pela antiga administração. Esse abandono deixou um sentimento de que tudo estava parado na cidade. Deu a impressão de que se o governo não consegue concluir uma obra que está ao lado da Prefeitura, não tem capacidade para terminar o que está longe. Para reafirmar o compromisso desta gestão, resolvemos colocar estes painéis, visíveis à população, para que tenham a certeza do ritmo empenhado para entregar todas as obras”, afirmou o chefe do Executivo.
Com capacidade para 220 milhões de litros de água, o Piscinão do Paço conta, atualmente, com 90% de execução, e tem investimento total de R$ 353 milhões com parte dos recursos do Governo Federal, via Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), e da Prefeitura. Também está incluso na obra a construção de um túnel de 950 m de túnel que liga a Rua Jurubatuba e Avenida Aldino Pinotti ao reservatório e a esplanada do Paço. A construção gerou mais de 300 empregos diretos.
“Aceleramos a entrega para que o Piscinão esteja pronto antes do início do período de chuvas. O objetivo é evitar as enchentes que assolaram o Centro da cidade em novembro de 2018 e março de 2019. Com sua conclusão, também devolveremos à população a esplanada do Paço. A laje possui 14 mil m², com alta capacidade de absorção de carga de 5 toneladas, sendo muito robusta e segura”, complementou o prefeito Orlando Morando.
RETOMADA DAS OBRAS DO PISCINÃO
Obra iniciada em 2013 pela gestão do ex-prefeito Luiz Marinho (PT) e abandonada em 2016, o Piscinão do Paço é uma das obras mais emblemáticas herdadas em situação de abandono pela atual administração. Sua construção foi retomada em 17 de março de 2018, com a presença do então ministro das Cidades, Alexandre Baldy, em cerimônia realizada no Paço Municipal.
Ao reiniciar a obra, o percentual de execução era de 60%. A concretização do projeto foi viabilizada após um minucioso trabalho de auditoria realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), contratado pela atual administração.
Nenhum comentário on "Piscinão do Paço de São Bernardo deve ser entregue em 100 dias"