* Marcelo Alves – O Peugeot 208 2017 chegou com grandes novidades, além de algumas leves mudanças estéticas, a linha passa a ter 2 novos tipos de motorização, uma para versão de entrada, com o 1.2 Puretech de 3 cilindros e uma versão esportiva, a 208 GT (diferente da versão GTi, oferecida na Europa, com uma mecânica um pouco mais apimentada), que conta com um motor 1.6 THP, um 4 cilindros turbinado.
O grande destaque fica para a versão GT, que além do motor turbo, que é acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades e garante 173 cavalos ao felino, o hatch passou por diversas modificações para garantir uma tocada mais esportiva, que segundo dados da marca, fazem ele alcançar os 100 km/h em 7.6 segundos e chegar aos 244 km/h de velocidade final.
As mudanças em relação a versão “civil” ficam por conta da suspensão e da direção elétrica que foram recalibradas para uma condução mais esportiva, e o novo conjunto de rodas, que passa a ser de 17 polegadas, calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 3, de medida 205/45 R17 que também auxilia em uma tocada mais forte. Para segurança do condutor os freios também sofreram modificações com discos dianteiros maiores e mais espessos, o sistema traseiro também passa a ser a disco, além dos controles elétricos de estabilidade (ESP), assistente de rampa e faróis com função cornering (que acompanha as curvas com o facho). As versões de entrada passam a ser movidas pelo motor 1.2 PureTech (há rumores de uma versão turbo no futuro, visando a economia de combustível), o propulsor que pode ser alimentado tanto com gasolina como com etanol rende até 90 cv (com etanol) ou 84 cv (gasolina).
Segundo a Peugeot, ele é 37% mais econômico que versão antiga, 1.5 de 4 cilindros, pois oferece uma redução de peso significativa, oferecendo uma melhor relação peso x potência, reduzindo assim o consumo.
As versões intermediárias continuam com o motor 1.6 aspirado de 122 cv, e que agora passa a ter a opção de câmbio manual, na versão Sport. As versões automáticas continuam com a mesma caixa de quatro marchas. Os valores variam entre R$ 48.190,00, para a versão de entrada, já equipada com o novo motor, à R$ 78.990,00 para a versão esportiva 208 GT.
* Marcelo Alves é formado em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas, e um apaixonado por carros
Nenhum comentário on "Peugeot lança o espetacular 208 GT com motor turbo de 173 cavalos"