Pesquisa Leaseplan – Europa a caminho da eletrificação dos automóveis

91 0

Em pesquisa feita pela LeasePlan, Noruega é líder quando o assunto é um futuro zero emissões

Da Redação – Sustentabilidade é uma palavra que se faz mais do que necessária no século XXI. E, para pensar e ser mais sustentável, a mobilidade precisa traçar uma estratégia para reduzir as altas taxas de emissão de CO2 na atmosfera terrestre. Por isso, um número crescente de empresas e profissionais autônomos estão optando pela condução elétrica, principalmente na Europa, que tem sido pioneira do assunto.

Para mensurar o quão avançada a Europa está em relação à eletrificação das frotas, a LeasePlan montou o EV Readiness Index (índice de prontidão para veículos elétricos, em livre tradução). Este índice é uma ótima fonte de informação para tomadores de decisão em mobilidade corporativa em nível internacional. Além de fornecer uma classificação geral do país, dados detalhados sobre os quatro fatores principais (maturidade, cobrança, custo e incentivos governamentais), a pesquisa também apresenta insights sobre a prontidão de cada mercado para veículos elétricos.

A condução elétrica está melhorando em todos os lugares

Em comparação com o ano passado, a maturidade geral do mercado de veículos elétricos (VEs) aumentou significativamente em quase todos os mercados (uma média de 9%). Mais e melhores incentivos governamentais, crescimento nas instalações de carregamento e melhorias no custo total de propriedade (TCO) em comparação com os motores de combustão interna (ICEs) levaram a um aumento significativo no número de registros VEs. Os países que estão no Top 3 do EV Readiness Index são:

  • Noruega
  • Holanda
  • Reino Unido (junto com a Áustria)

Pontuação de maturidade VE

Um dos fatores-chave na maturidade do VE é a aceitação real dos registros de VEs em um país. Os países nórdicos e a Europa Ocidental mostram a maior maturidade na aceitação de registros de veículos elétricos. A Áustria e a Grécia mostram o maior aumento na maturidade do VE em relação a 2021, seguidas pelo Reino Unido. Em geral, a maturidade aumentou em todos os países, exceto na Hungria.

Cobrança de pontuação de maturidade

A infraestrutura de carregamento recebe a pontuação mais baixa de todas as categorias no EV Readiness Index, indicando que a maturidade do carregamento está se tornando fator decisivo que impede a transição para os elétricos. Mesmo mercados como a Alemanha e o Reino Unido, que estão no topo do índice, pontuam mal na maturidade de cobrança. Mas ainda há alguns países como Suécia, Áustria, República Tcheca e Suíça que melhoraram sua maturidade de cobrança em relação a 2021, o que é muito positivo.

Pontuação do custo total de propriedade (TCO)

A aceitação dos VEs é determinada principalmente pela acessibilidade de dirigir um deles. O índice mostra que muitos países oferecem fortes incentivos governamentais, como impostos mais baixos para motoristas e, portanto, um custo mensal de propriedade menor para VEs. Isso demonstra que, em muitos países europeus, o TCO dos VEs já é equivalente – ou menor – do que os dos veículos à combustão. Em países do sul da Europa, como Portugal, Espanha e Grécia, os VEs já são vistos até como mais acessíveis, tendo uma pontuação maior se comparado aos números de 2021.

Pontuação de Incentivos governamentais

Os incentivos governamentais são uma das principais formas para estimular a adoção dos VEs. Em comparação com o ano passado, vários incentivos novos e aprimorados foram inseridos em muitos países europeus. No entanto, na Noruega e na Holanda – os mercados mais preparados para VEs – os incentivos permaneceram os mesmos ou foram reduzidos.

Sobre a LeasePlan

A LeasePlan está há mais de 50 anos no mercado e é líder mundial no setor de car as a service e busca, cada vez mais, proporcionar a mobilidade necessária para pessoas e empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Atuando em 29 países e com uma frota de 1,8 milhão de veículos, a empresa oferece suporte total para a administração do ciclo das frotas, desde a compra e manutenção até a sua venda pós término de contrato.  Além disso, atenta a um futuro mais sustentável e ecológico, a LeasePlan tem como meta zerar as emissões líquidas de toda a sua frota até 2030. 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Pesquisa Leaseplan – Europa a caminho da eletrificação dos automóveis"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *