Pela 1ª vez em 20 anos, brasileiro se classifica para as Olimpíadas Mundiais de Física e Química simultaneamente

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Aluno do Colégio Ari de Sá (Fortaleza-CE) surpreende, aos 17 anos, após alcançar excelência em duas matérias do Ensino Médio e se classificar, além dos mundiais, para a Olimpíada Asiática de Física, na qual ganhou menção honrosa

São Paulo – Um marco histórico para a educação no Brasil. O aluno do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Ari de Sá (Fortaleza/CE), Rafael Moreno Ribeiro, classificou-se aos 17 anos para as Olímpiadas Mundiais de Física e Química simultaneamente. A classificação em mais de uma Olimpíada Internacional havia acontecido pela última vez no país em 2002.

O estudante, que nasceu em Salvador (BA), mudou-se para a capital cearense após receber uma bolsa de estudos. Além das duas competições internacionais, Rafael também foi classificado para a Olimpíada Asiática de Física (APhO), realizada em maio, na qual recebeu menção honrosa. As três competições estão entre as mais difíceis mundialmente para alunos do Ensino Médio e, por isso, a classificação em duas disciplinas distintas costuma ser incomum.

A Olimpíada Internacional de Física (IPhO) e a Olimpíada Internacional de Química (IChO) receberam, juntas, aproximadamente 680 alunos de mais de 80 países. A seletiva dessas competições ocorre em diversas fases, com provas com questões de múltipla escolha, discursivas (abertas) e práticas experimentais de laboratório. Rafael ganhou medalha de bronze nas duas Olimpíadas, sendo o terceiro brasileiro mais bem colocado na de Física e, na de Química, o mais bem colocado entre os representantes brasileiros.

Para ele, esse sempre foi um sonho que, para muitos, era considerado impossível: “Professores e amigos sempre me sobre a dificuldade de competir em alto nível em duas olimpíadas tão difíceis e disputadas. Porém, eu me mantive confiante no meu sonho e, hoje, posso dizer que fui o primeiro brasileiro nos últimos 20 anos, a me classificar para a IPhO e para a IChO (siglas das duas Olimpíadas). Me sinto extremamente realizado e com sensação de ‘missão cumprida’, mas estou ciente que esta foi somente a primeira etapa e ainda terei de enfrentar diversos desafios”, conclui.

Um caminho de persistência, dedicação e preparo adequado

Questionado sobre a forma como tudo aconteceu, Rafael diz que a iniciativa de participar dessas competições partiu de dentro de casa. Seu irmão mais velho, Felipe, aluno do colégio Ari de Sá – escola que deu origem a uma plataforma de educação completa, que hoje atua de forma independente e está presente em diversas escolas pelo país como SAS Plataforma de Educação -, vinha se preparando para a seletiva da Olímpiada de Física e o ajudou com aulas introdutórias e incentivos.

Já a ideia de estudar para a Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQjr) foi própria: inspirado pelos resultados positivos adquiridos pelos colegas em anos anteriores, passou a praticar com provas antigas e estudar por um livro que conseguiu emprestado com um de seus professores. No fim do ano, ainda em Salvador, obteve medalha de ouro em ambas as competições e, com isso, recebeu algumas bolsas de estudos por todo o país, escolhendo ir estudar ao lado de seu irmão.

Para o preparo de Rafael, foi fundamental contar com os materiais didáticos do SAS, que dispõe de tecnologia educacional e, principalmente, avaliações digitais e presenciais, incluindo simulados preparatórios para vestibular e Enem, que geram relatórios diagnósticos e dados e possibilitaram que os professores pudessem direcionar e personalizar o seu plano de ensino. Como resultado de sua própria dedicação, juntamente com uma base familiar e educacional de qualidade, Rafael está pronto para representar o Brasil em mais duas Olimpíadas Internacionais e continuar conquistando os seus objetivos.

Sobre o SAS Plataforma de Educação 

SAS é uma Plataforma de Educação que, há 18 anos, oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país, como o Enem, estão há 9 anos entre as oito primeiras em aprovação no SISU. 

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