Parque Escola orienta sobre o plantio de árvores e a biodiversidade no mês do Meio Ambiente

809 0

Da Redação – Melhorar a qualidade do ar, aumentar pontos de sombra ou deixar a paisagem mais bonita. Apontar os motivos para plantar uma árvore parece fácil, mas a escolha das espécies precisa de cuidado para preservar a biodiversidade do ambiente. Pensando nisso, o Parque Escola, dentro das comemorações do mês do Meio Ambiente, realizou na tarde da última quarta-feira (15), uma ação de educação ambiental com os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental da Emeief José do Prado Silveira.

Com personagens feitos de material reciclado, a professora e contadora de história, Nelci Marques, iniciou a visita prendendo a atenção do grupo de crianças com a leitura de ‘A árvore generosa’, uma adaptação de Fernando Sabino. Por meio do enredo, os alunos são estimulados a pensar em suas relações com o meio ambiente.

Na sequência, o engenheiro agrônomo do Departamento de Parques e Áreas Verdes (DPAV), Jés Neves dos Santos, explicou aos alunos as várias funções que uma árvore pode ter para o funcionamento do ecossistema e que, além dos seres humanos, outros seres vivos são beneficiados por elas. “Não é só uma questão de plantar, se trata de plantar para o meio ambiente. A maioria das espécies utilizadas na arborização urbana dá belas flores, mas depois da floração geram um fruto seco, que os pássaros não comem.”

Para que os alunos estabelecessem uma relação entre o que foi dito e a realidade, o engenheiro escolheu uma espécie para ser plantada pela equipe de Manejo e Plantio, concluindo a programação. Nativa da região, a Capororoca Branca (Rapanea Guianensis), além da floração, proporciona um fruto apreciado por uma grande variedade de pássaros. “Muitos pássaros que comem esses frutos também se alimentam de insetos. Atrair esses animais é importante no controle de pragas e para a fertilização”, concluiu.

A estudante Danielle Lopes, 9 anos, aprendeu rapidamente a lição. “Não podemos maltratar as árvores, senão o passarinho fica sem ter o que comer”, comentou. A professora Nelci concluiu que as mudanças para conscientização em relação ao meio ambiente devem começar pelos pequenos. “Assim como na história, tudo começa com uma semente. Se quisermos mudar este cenário, temos que começar a trabalhar a questão com as crianças”, finalizou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Parque Escola orienta sobre o plantio de árvores e a biodiversidade no mês do Meio Ambiente"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *