Parlamentar alerta população sobre vacina contra febre amarela

460 0

Da Redação – O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Edmir Chedid (DEM), reiterou nesta quinta-feira (08) que todos os cidadãos com viagens programadas à Baixada Santista e ao Litoral Norte, além dos que optarem por áreas com matas e florestas, devem se imunizar contra a febre amarela. Até outubro, a doença resultou na morte de 175 pacientes no Estado.

A vacina deve ser administrada com dez dias de antecedência para garantir proteção efetiva. Portanto, aqueles que pretendem passar os feriados de novembro – Proclamação da República (15) e Dia da Consciência Negra (20) – nas regiões citadas devem avaliar e/ou atualizar sua situação vacinal no início desta semana. A orientação do parlamentar também é válida para os moradores desses locais.

Edmir Chedid explicou que todo o território paulista já tem recomendação da vacina, devido à circulação do vírus. No Litoral Norte, a cobertura vacinal é superior a 85% e de 55% na Baixada. “Ainda assim, moradores de outras localidades precisam estar vacinados antes de se deslocarem para essas áreas. As doses são disponibilizadas nos postos de vacinação em todo o território paulista”, afirmou.

O parlamentar explicou ainda que, no início deste mês, o Instituto Adolfo Lutz confirmou um óbito por febre amarela na região do Vale do Paraíba. A vítima foi um homem de 26 anos, morador de Cunha (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), que se recusou a tomar a vacina e se infectou numa área rural onde trabalhava, em Caraguatatuba – que está localizada na mesma região.

Cuidados

Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina crianças menores de nove meses de idade, os portadores do vírus HIV, pacientes com tratamento quimioterápico concluído e transplantados. Não há indicação de imunização para grávidas, mulheres em amamentação até o sexto mês e imunodeprimidos, como os pacientes em tratamento quimioterápico e radioterápico.

Em caso de dúvida, é fundamental consultar o médico. “A imunização é a principal forma de prevenção contra a doença. O período atual é pré-sazonal e a sazonalidade da doença vai de dezembro a maio. Por isso, é importante que as pessoas ainda não vacinadas procurem os serviços de saúde e fiquem atentas aos principais sintomas, como febre”, afirmou o médico Tiago Martins Januário.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Parlamentar alerta população sobre vacina contra febre amarela"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *