Curitibano busca repetir feito nos Jogos Brasileiros para Transplantados, em setembro
Da Redação – O atleta curitibano Piu José, 51 anos, fez história ao conquistar sete medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Multiesportivos para Transplantados, em San Diego, na Califórnia (EUA). Ele competiu nas provas de triathlon e corrida. Formado em gastronomia e músico profissional por 10 anos, Piu recebeu uma notícia que mudaria sua vida aos 23 anos de idade: ele foi diagnosticado com a doença de ceratocone – uma enfermidade que faz com que a córnea se projete para a frente, formando uma saliência em forma de cone, o que pode levar ao comprometimento da visão.
Quando Piu ouviu o diagnóstico, a oftalmologista alertou que ele nunca mais poderia dirigir. “Foi um susto, com 23 anos de idade não poder mais dirigir. Fui buscar outras informações sobre a doença, mas, infelizmente, a minha situação já estava bem avançada e não existia outra alternativa a não ser o transplante de córnea”, conta. O primeiro transplante foi realizado logo depois da descoberta da doença, e o segundo um ano depois. Em 2021, o atleta precisou refazer o transplante de córnea devido às células que vão se degenerando.“ Hoje em dia foi comprovado que um transplante dura em média 25 anos, ou seja, daqui 25 anos vou precisar fazer novamente o procedimento”.
Aos 40 anos, Piu começou a praticar corrida, ciclismo e natação e o esporte deixou de ser apenas um hobbie para trazer mais qualidade de vida, e também o fez projetar sonhos para o futuro. Vendo que teria possibilidade de disputar campeonatos, o atleta pesquisou e encontrou o Transplant Games Of América – evento esportivo com o objetivo de celebrar a resiliência à vida após um transplante ou doação de órgãos, córneas e tecidos.
O atleta conta com o apoio da UPX Sports, academia do complexo esportivo da UP Experience, para os treinamentos e a preparação para o próximo campeonato que vai disputar: os Jogos Brasileiros para Transplantados, que acontecem de 2 a 4 de setembro, em Curitiba. O público poderá assistir e incentivar os transplantados nas provas de Atletismo, Ciclismo, Corrida de Rua, Natação, Tênis, Tênis de Mesa e Triatlo virtual. E nessa edição, contará com a participação dos doadores efetivos de órgãos e tecidos na Corrida de Rua. Para a coordenadora da UPX Sports, Elisangela Souza, Piu José representa muito para todos, em questão de superação. “É uma história de vida sensacional, depois de lutar muito pra voltar a enxergar, ele ter essa entrega e vontade de vencer os campeonatos nos motiva ainda mais a continuar”, enaltece a coordenadora.
Nenhum comentário on "Paranaense ganha oito medalhas em jogos de transplantados nos Estados Unidos"