Suspensos desde a pandemia, os simulados de emergência para treinamento de capacitação da força de trabalho, estão sendo retomados pelas empresas
Da Redação – Na última sexta-feira, dia 15, o Plano de Auxílio Mútuo Capuava (PAM Capuava), em parceria com a Braskem, promoveu o primeiro simulado de emergência do ano. O treinamento de capacitação da força de trabalho da empresa em situações de emergência foi realizado na unidade Polipropileno (PP4), localizada na Avenida Ayrton Senna da Silva, 2.366, em Mauá.
Prevendo situações reais de risco, o simulado promoveu a movimentação de viaturas que fazem parte do PAM, acionamento do Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil de Mauá, além da evasão dos colaboradores para a parte externa da área industrial.
Suspensos desde o começo da pandemia, os simulados estão sendo retomados pelas empresas e ao longo deste segundo semestre outras ações serão realizadas pelas associadas do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC). De acordo com Valdemar Conti, coordenador do PAM Capuava, “os simulados de emergência são essenciais para garantir a atualização contínua dos processos e equipes e seguem os mais rigorosos padrões e normas técnicas nacionais e internacionais, sempre atendendo às exigências legais”. Além disso, iniciativas como o PAM ajudam a fomentar melhorias nas práticas de segurança e confiabilidade das operações.
O PAM Capuava é um programa desenvolvido e coordenado pelo COFIP ABC com objetivo de promover a atuação integrada entre as empresas e órgãos públicos como Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil, para maior eficiência em situações de emergência. “O PAM Capuava funciona como se as empresas tivessem outra brigada de emergência, fora de suas plantas, disponível, apta e capacitada para atuar em uma emergência durante 24 horas por dia, no ano todo”, explica Conti.
Cada empresa associada é responsável por seu sistema e por suas medidas de segurança, conforme legislação relacionada à sua atividade. Porém, as empresas também devem se adequar para atender às exigências do Regimento Interno que faz parte do Estatuto do PAM Capuava. Como o PAM Capuava é um braço do COFIP ABC, existem ainda vários grupos de trabalho que atuam em paralelo e desenvolvem várias ações provenientes das legislações, das exigências da comunidade, de estudos de análises de risco das empresas ou do Polo Petroquímico do Grande ABC, entre outros.
A próxima simulação de emergência será realizada em agosto de 2022.
SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente, o Comitê possui 16 empresas associadas — Air Liquide, AkzoNobel, Ambipar, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Consigaz, Copagaz, Liquigás, Oxiteno, GTM Caldic, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel — e o PAM Capuava – Plano de Auxílio Mútuo, que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br.
Nenhum comentário on "PAM Capuava realiza primeiro simulado do ano no Polo do Grande ABC"