Da Redação – Nesta sexta-feira, 26 de agosto, o filósofo e doutor em Multimeios Taunay Daniel realiza palestra no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (rua Tirol, 5, Vila Matarazzo), às 14 h , sobre o tema “Educação para a Paz”. A atividade, voltada para equipes gestoras da educação, professores de todas as redes de ensino, pública e privada, e educadores das entidades socioassistenciais que prestam serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, é aberta também para pessoas interessadas no tema.
Na ocasião haverá apresentação do grupo de teatro da ação complementar do Cesa (Centro Educacional de Santo André) Vila Linda, com a peça “A tragédia de Mariana”, e do grupo de percussão Batuque Tereza, da Instituição Assistencial Casa do Caminho Ananias. Não é preciso fazer inscrições antecipadas.
Em sua palestra, Daniel irá abordar a necessidade de acabar com alguns padrões de pensamento historicamente constituídos no universo da educação formal, os quais, de acordo com ele, produzem separação, exclusão, soberba, arrogância, desnivelamento social; e que geram, portanto, comportamentos competitivos e violentos. Segundo o filósofo, é fundamental começar a adotar uma nova postura diante do outro e do mundo, por meio de uma educação para a subjetividade, para a espiritualidade, favorecendo a compreensão da fraternidade entre todos os seres e, assim, estimular uma cultura universal da paz
Jornada Ghandi – A palestra de Taunay Daniel é a primeira atividade da programação deste ano, que se estende até outubro e é composta de mais cinco atividades abertas para pessoas interessadas no tema. A primeira agenda temática da Cultura de Paz aconteceu em 2013, então denominada Primavera da Paz, com o objetivo de celebrar a cultura de paz e divulgar seus conceitos no município, tendo como referência o dia 2 de outubro, Dia Internacional da Não Violência, em que se comemora o nascimento do líder hindu. Com o passar do tempo e maior adesão da sociedade civil organizada a agenda passou a ser denominada Semana Gandhi e em 2015, tendo em vista o volume de atividades, passou a ser denominada Jornada Gandhi.
“A jornada tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre a Paz. Tem a função de desafiar todas as pessoas a exercitar a criatividade na transformação dos conflitos em diálogos, cooperações e aprendizados de convívio na diversidade. Isto pode acontecer mediante o aprimoramento da nossa capacidade de ouvir, de analisar nossas convicções, ideias e sentimentos, e também na busca de soluções coletivas para os grandes problemas da Humanidade”, afirmou Maria Ferreira de Souza, a Loló, diretora do Departamento de Humanidades da Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz.
A programação traz ainda a apresentação do filme Gandhi, em 06 de setembro, com debates, no Sindicato dos Bancários do ABC, em Santo André.
Já no dia 21 de setembro, a banda inter-religiosa Soul da Paz, composta por representantes do Judaismo, Cristianismo, Budismo, Hinduismo e Islamismo, se apresenta na Concha Acústica, ao lado da Igreja do Carmo, no Centro, para estudantes e público em geral. Nesse dia, o Poste da Paz, que atualmente se encontra no cruzamento entre as ruas Elisa Fláquer e Álvares de Azevedo, será transferido para local próximo à Concha Acústica e à Igreja do Carmo. A celebração será transmitida simultaneamente em vários países do mundo, pela Internet, como um ato preparatório para o Fórum Mundial da Paz, que acontece de 22 a 25 de setembro, em Florianópolis, e do qual a Prefeitura de Santo André é parceira.
Na terça-feira, dia 4 de outubro, acontece o “Encontro de Gerações e Ações que Transformam no Poste da Paz”, evento no qual haverá apresentações culturais e esportivas de entidades socioassistenciais, grupos da sociedade civil e escolas, também na Concha Acústica.
No dia 16, domingo, o Parque Central receberá o evento Meditação no Parque Central. E para encerrar a programação, dia 18 de outubro, acontece a apresentação do espetáculo “ Assim Disse Gandhi”, uma montagem com as crianças e os adolescentes do Instituição Assistencial e Educacional Dr. Klaide, no Teatro Municipal.
Serviço – Palestra Educação pela Paz, nesta sexta-feira (26), às 14h, no Centro de Formação de Professora Clarice Lispector – Rua Tirol, nº 5, Vila Matarazzo
Vídeo Diálogo Gandhi Data: terça-feira (6), às 9h, no Sindicato dos Bancários do ABC (Rua Xavier de Toledo, nº 268, Centro)
Atividade Global Fórum Mundial da Paz – Banda Soul da Paz, na quarta-feira (21), às 10h30, na Concha Acústica – Praça do Carmo
Encontro de Gerações e Ações que Transformam no Poste da Paz – na terça-feira, 4 de outubro, às 9h, na Concha Acústica – Praça do Carmo
Meditação no Parque, no domingo, 16 de outubro, às 10h, no Parque Central (Rua José Bonifácio, s/n – Vila Assunção)
Apresentação cultural “Assim disse Gandhi”, na terça-feira, 18 de outubro, às 19h30, no Teatro Municipal (Praça IV Centenário)
Nenhum comentário on "Palestra sobre educação para a paz abre programação da Jornada Ghandi"