Responsáveis fizeram o trajeto de ônibus escolar para conhecer os veículos e foram até o futuro Centro de Formação Lisete Arelaro, que vai receber as crianças durante o período de construção do Quarteirão da Educação, cujas intervenções começam no segundo semestre deste ano
Texto: Aline Melo – Fotos: Dino Santos
Da Redação – Mães – e um pai – de estudantes do 3º ao 5º ano da Emeb Ministro Francisco de Paula Quintanilha, no Jardim Promissão, foram na manhã desta terça-feira (09) conhecer as novas instalações que vão receber as crianças durante a construção do Quarteirão da Educação. A nova escola será no futuro Centro de Formação Lisete Arelaro, no Centro da cidade, e as salas foram especialmente preparadas para essa transição. O prefeito José Filippi Junior e a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, acompanharam a visita.
Os responsáveis pelas crianças também conheceram o ônibus escolar – da frota de 20 veículos adquirida recentemente pela Secretaria de Educação – que vai fazer o trajeto de ida e volta, levando e trazendo as crianças das aulas. “Nosso objetivo é que eles conheçam não só o novo espaço, como vejam como é o caminho, em que condições as crianças vão, tudo isso para eles se sintam mais seguros”, explicou a chefe do departamento de Educação Fundamental da pasta, Jucelia Rodrigues.
No início da manhã, o clima era de expectativa entre os responsáveis. Denise Camargo, mãe de Yago Rodrigues Sanches, 10 anos, afirmou que quando soube da mudança se sentiu bastante insegura. “Mas ao longo do processo, vendo como as crianças do 1º e 2º ano já estão indo para a Emeb Cândido Portinari, toda a organização, fui me tranquilizando”, relatou. Iara Lopes, mãe de Pedro Henrique Lopes Gabriel, 9 anos, afirmou que também estava ansiosa. “Acho que vai ser bom, a escola (Quintanilha) precisa muito das obras que vão ser feitas”, completou.
Toda a expectativa foi substituída por animação e elogios logo que os responsáveis chegaram ao Centro de Formação Lisete Arelaro, que teve dois dos seus andares preparados especialmente para receber os estudantes, a partir do dia 20 de agosto. São oito salas de aula, sala de professores, secretaria, brinquedoteca, biblioteca, área para atividades físicas, banheiros, cozinha e refeitório, em espaços recém-reformados e com mobiliário novo, que vão receber mais de 500 alunos, em dois turnos.
“Está aprovadíssimo. Dá até vontade de voltar a estudar”, afirmou Karina Carla Bochega, mãe de Gabriel Bochega, 9 anos. “É muito bem estruturado, perfeito. Tinha receio com relação à segurança, mas os espaços são telados, é tudo muito bom”, elogiou. Único pai a participar da atividade, Vagner Cassimiro, pai de Luan David Cassimiro, 9, também aprovou o equipamento. “Eles vão ficar muito bem instalados aqui. Superou as minhas expectativas”, completou.
O Centro de Formação Lisete Arelaro também vai abrigar a Secretaria de Educação e uma biblioteca pública. As instalações que vão receber os estudantes do Quintanilha serão utilizadas sempre que alguma escola precisar de grandes intervenções. Ao final da recuperação de todas as unidades, vai abrigar uma nova escola para atender estudantes da região central. O Quarteirão da Educação é projeto que prevê unificar atividades educacionais, culturais e esportivas em um complexo de 12,5 mil metros quadrados. A expectativa de investimentos é na ordem de R$ 90 milhões.
Nenhum comentário on "Pais de Diadema aprovam as novas instalações para os estudantes da Emeb Quintanilha"