No 2º semestre de 2019, 72% das escolas que atendem as modalidades Educação Infantil e Ensino Fundamental estarão com seus cardápios implementados; processo será finalizado pela Prefeitura no início de 2020
Texto: Kati Dias – Crédito-foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Da Redação – Com a gestão do prefeito Orlando Morando, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Educação, tem realizado a implantação do almoço para a Educação Infantil (pré-escola) e o Ensino Fundamental. Até o momento, 72% das unidades escolares que atendem estas modalidades já estão com seus cardápios reforçados com esta refeição. O processo será finalizado no início de 2020, com a inclusão do almoço em 100% das EMEBs.
Para conferir a grande transformação na alimentação escolar do município, o chefe do Executivo almoçou, no início da semana na EMEB Karolina Zofia Lewandowska, no Parque Esmeralda, na região do Grande Alvarenga, acompanhado da secretária de Educação, Sílvia Donnini.
A unidade escolar conta com cerca de 1.100 alunos, 42 turmas, nas modalidades Educação Infantil (pré-escola) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), e recentemente foi reforçada com esta refeição. “Trata-se de um dos principais compromissos assumidos pela nossa gestão. Além de promover a melhora na merenda escolar, também implantamos o almoço para essas modalidades. A aceitação tem sido excelente, com grande aceitação de nossas crianças. Pude comprovar a qualidade da alimentação, com refeição balanceada, variada e de qualidade”, afirmou o prefeito Orlando Morando.
Outra importante ação feita pela atual gestão foi a distribuição da versão impressa do cardápio escolar. Entregue periodicamente aos pais, a publicação tem o objetivo de informar acerca do que é servido mensalmente aos alunos. Há também tabela nutricional com as necessidades diárias dos estudantes no período de aula. A alimentação escolar servida aos cerca de 82.000 alunos da rede municipal respeita as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.
A auxiliar Luzivânia Oliveira da Silva, 33 anos, com um filho no infantil V, ficou satisfeita com a implantação do almoço. “Antes não tinha esta refeição. Foi muito importante porque há muitas crianças que vinham à escola com fome. Tenho certeza de que o oferecimento de mais uma refeição contribuirá com o aprendizado delas. Também é muito bom saber antecipadamente o que será servido na merenda, sempre pergunto ao meu filho o que ele comeu”, disse.
Além de ser entregue mensalmente aos pais, o cardápio escolar também está disponível em forma digital no Portal da Educação de São Bernardo
Nenhum comentário on "Orlando Morando consolida a implantação do almoço nas escolas municipais de SBC"