Crédito Foto – Gabriel Inamine/PMSBC
Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, conheceu de perto nesta segunda-feira (26/06) o projeto de aprendizagem criativa desenvolvido pela Emeb Doutor Vicente Zammite Mammana, no bairro Planalto. A ação promove o contato prático dos alunos da 1ª a 5ª série com elementos da Ciência e da Tecnologia. A atividade foi a primeira do chefe do Executivo após viagem oficial para a Alemanha, cujo objetivo foi a captação de investimentos ao setor industrial.
A ação da escola municipal foi lançada no último dia 24, como atividade do sábado letivo, que desenvolve atividades culturais e oficinas junto às crianças e comunidade. O projeto propõe a exposição de soluções criativas e tecnológicas para os mais variados desafios da atualidade. Na atividade, os alunos desenvolvem máquina futurista e protótipos a partir do uso de materiais recicláveis.
Neste sábado, os projetos dividiram-se em oficinas e incluíram ideias como uma cadeira de rodas que sobe escada, prédios itinerantes, além de calçadas para deficientes visuais e andadores especiais para idosos. “É uma proposta pedagógica diferente e inovadora que, além de aguçar a criatividade e habilidades das nossas crianças, também desenvolve o lado humano, de buscar soluções para os problemas da sociedade”, destacou o prefeito, durante visita à escola.
“Nos sábados letivos queremos fazer um projeto coletivo que envolva a comunidade. Então todas as salas de aula trabalham com o mesmo tema e nesse ano esta escola está trabalhando com o tema ‘Ciências e Tecnologia’. Assim, os alunos colocam a mão na massa para pensar soluções para os desafios colocados. Isso é trabalhado com os professores e é uma mudança pedagógica muito grande e importante”, informou a secretária de Educação, Suzana Dechechi.
Envolvimento – Outro destaque da ação foi o grande envolvimento de pais e demais familiares dos alunos nas oficinas. Além de coletar e doar os materiais usados nos experimentos, as famílias tiveram participação ativa no desenvolvimento dos projetos. “Ficamos contentes com a adesão da comunidade. É uma ação que exercita a ciência, saindo do livro e buscando o concreto”, completou a professora, Maria José Decola, que responde pela direção da escola.
Nenhum comentário on "Orlando conhece projeto de aprendizagem criativa em Emeb de SBC"