Texto: Gabriela Maria – Fotos: Ricardo Cassin (PMSBC)
Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou nesta quarta-feira (21/11) que a entrega do maior CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade será entregue até o fim do primeiro trimestre do ano que vem. A unidade Farina/Nova Petrópolis – localizada na Avenida Wallace Simonsen, 1900, no bairro Nova Petrópolis –, foi vistoriado pelo chefe do Executivo, pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e a coordenadora de Saúde Mental, Cintia Azevedo.
“Com muita alegria, anunciamos que esta obra já está na fase de conclusão. Ela será entregue à população no primeiro trimestre de 2019. Esta unidade, quando estiver funcionando, irá atender aos pacientes da Vila São Pedro, Parque São Bernardo e Nova Petrópolis. Iremos oferecer um atendimento de qualidade, com estrutura apropriada”, comentou Morando.
A nova unidade de Saúde será especializada no acompanhamento de pacientes com mais de 18 anos e que apresentam transtornos mentais graves e persistentes. O serviço terá funcionamento 24 horas. Por mês, serão realizados, em média, 2.500 atendimentos, com o apoio de uma equipe multiprofissional, composta por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico e enfermeiros.
Durante a vistoria, o responsável pela pasta de Saúde salientou que a mudança pode ser considerada como um grande salto para a saúde do município. “Hoje, atendemos os nossos pacientes em uma casa alugada e com pouca estrutura. Neste novo prédio, teremos 8 salas de individuais, consultórios médicos, dormitórios femininos e masculinos, entre outros, proporcionando assim um melhor serviço à população”, explicou Dr. Geraldo.
Referência em Saúde Mental – Com uma ampla rede de unidades de saúde, composta por 9 Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), 9 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma Unidade de Pronto Atendimento Psiquiátrico e o Núcleo de Trabalho e Arte (Nutrarte), o município é considerado referência nacional na saúde mental. Por mês, são realizados, em média, 16 mil atendimentos.
Ao todo, a cidade conta com 32 psiquiatras e 17 psicólogos que atuam nos 9 CAPS e na Unidade de Pronto Atendimento Psiquiátrico. Além disso, todas as UBS possuem auxílio psicológico, onde os pacientes são encaminhados para tratamento nos CAPS.
Nenhum comentário on "Orlando confirma entrega do maior CAPS para o início de 2019"